Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 26.12.19 - 23h07

Corredores pernambucanos lotam ônibus rumo à 95ª Corrida Internacional de São Silvestre

img_alt

O grupo contou com apoio da Prefeitura do Recife, que garantiu o transporte e proporcionou treinamento específico para os atletas. (Fotos: Maurício Ferry/Seturel)

 

Num clima de muita animação, um ônibus lotado partiu da sede da Prefeitura do Recife, na manhã desta quinta (26), levando um grupo com 44 atletas e 2 coordenadores para a disputa da 95ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, que será realizada no dia 31 de dezembro, na cidade de São Paulo. O grupo contou com apoio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), que disponibilizou o ônibus e proporcionou treinamento específico para os atletas.

A preparação técnica e física foi feita no âmbito do projeto Recife Corre, que faz parte do programa Recife Esportes de Rendimento. As atividades aconteceram nos parques da Jaqueira e da Macaxeira, a cargo dos treinadores Cisiane Dutra (que disputou a Olimpíada de 2016 na marcha atlética) e Pedro Antônio. “O projeto existe desde o ano passado. Fazemos o acompanhamento três vezes na semana, incluindo palestras multidisciplinares com nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos. A participação é gratuita”, explica Cisiane.

“Faz 20 anos que eu corro e já estou na sétima São Silvestre. Meu rendimento melhorou muito com as aulas do Recife Corre. O trabalho é muito bom e eu o recomendo muito para quem está começando”, afirma o atleta Josimar Lourenço. De acordo com ele, seu tempo nos 10 mil metros baixou de 37 para 35 minutos com as aulas. “Com 52 anos, estou fazendo os 5 mil metros em 17 minutos”, acrescenta.

Já o atleta Severino Pereira, conhecido como o “Frade Maratonista”, garante que vai para sua 21ª São Silvestre, levando consigo sempre as tradicionais sombrinhas de frevo e cachos de banana. “Minha preparação é correr nas ruas e fazer natação. Corredor de verdade tem que participar da São Silvestre. A prova é maravilhosa e a cada ano eu fico mais rápido e animado”, destaca o “Frade”, acrescentando que todos deveriam fazer exercícios para viver bem e com saúde.

DESTAQUE - Em sua 95ª edição, a Corrida Internacional de São Silvestre vai receber diversos destaques do circuito mundial, com cerca de 150 atletas de elite. Esta será a primeira edição que a corrida está na categoria Road Race Bronze Label da World Athletics, ou seja, se torna oficialmente uma das principais provas do mundo. A prova começa às 7h25 do dia 31 e o grupo retorna ao Recife no dia seguinte.