Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 26.12.19 - 23h13

Novo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) é inaugurado na Zona Norte da cidade

img_alt

O Creas é um equipamento da Proteção Social Especial de Média Complexidade, que visa atender indivíduos que já lidam com consequências ocasionadas pela vulnerabilidade social. (Foto: Lu Streithorst/PCR)
 
"Já passei por várias fases difíceis na minha vida, mas, hoje, posso dizer que mudei de vida. E tudo graças ao Creas, onde consegui oportunidade e apoio mesmo apesar das minhas atitudes erradas", disse o adolescente M.L, nesta quinta-feira (26), durante a inauguração do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) Educador Renato Ribeiro. "Sei que depende da gente querer vencer na vida, mas vários profissionais aqui presentes me ajudaram a passar pela medida socioeducativa e serei eternamente grato a todos que me mostraram a oportunidade de fazer um curso ligado à arte", contou o garoto de 17 anos, que cumpriu dois anos de medida socioeducativa em meio aberto, foi acompanhado por profissionais do Creas e, atualmente, está aprendendo a tocar violino.
 
O Creas é um equipamento da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife e tem o objetivo de acompanhar a população que está inserida no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e ao Indivíduo (PAEFI) ou em Medidas Socioeducativas, oferecendo apoio, orientação e acompanhamento às famílias que possuam um ou mais membros em situação de ameaça ou violação de direitos ocasionados pela vulnerabilidade social.  Os profissionais do Creas atendem e acompanham situações como negligência, maus tratos, violência física, psicológica e sexual, situação de rua, mendicância e medidas socioeducativas para todas as faixas etárias (crianças, adolescentes, jovens, pessoa idosa e pessoa com deficiência).
 
Para a secretária da pasta Ana Rita Suassuna, a inauguração do Creas Educador Renato Ribeiro faz parte de um esforço coletivo para manter os serviços essenciais da assistência social. "Estamos em uma semana de muitas conquistas para as políticas públicas da assistência social. Mesmo sem recursos federais, foi possível inaugurar um abrigo noturno e passaremos a contar com dois restaurantes populares para alimentar a população em situação de rua", comemorou Ana Rita, que, em seguida, agradeceu os esforços das equipes. 
 
O Creas Educador Renato Ribeiro deve atender, mensalmente, cerca de 250 famílias. Além disso, contará com uma equipe 20 profissionais, entre assistentes sociais, psicólogos, pedagogo e educadores sociais, além de auxiliares administrativos especialistas na temática. O Centro de Referência homenageia o educador social Renato Ribeiro, nascido e criado em comunidades, sempre ativo nas causas sociais do moradores do bairro e defensor do reconhecimento dos educadores sociais do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
 
O novo equipamento funcionará das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e está localizado na Estrada de Belém, número 713, no bairro do Hipódromo, para atender a população usuária oriunda dos bairros de Água Fria, Alto Santa Terezinha, Arruda, Beberibe, Bomba do Hemetério, Cajueiro, Campina do Barreto, Campo Grande, Dois Unidos, Encruzilhada, Fundão, Hipódromo, Linha do Tiro, Peixinhos, Ponto de Parada, Porto da Madeira, Rosarinho e Torreão. Com a entrega do novo Creas, Recife passa a contar com cinco equipamentos do tipo, sendo três deles inaugurados pela atual gestão. Juntos, os equipamentos beneficiam todas as áreas da cidade e, ao todo, já realizaram mais de 11 mil atendimentos desde 2013.