Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 26.12.19 - 23h17

Centro Sony Santos recebe doação da campanha Bolsa de Mulher

img_alt

Objetos serão entregues às mulheres carentes vítimas de violência doméstica, acolhidas no espaço. (Foto: Cortesia/HMR)

 

 

O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência – Sony Santos, que funciona dentro do Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra Mercês Pontes Cunha, no Curado, recebeu, nesta quinta-feira (26), a doação de 83 bolsas femininas. Os objetos doados são frutos da campanha Bolsa de Mulher, realizada pela Associação de Mulheres Empreendedoras (AME), em parceria com a Delegacia da Mulher do Recife e o Tribunal Regional Federal (TRF).

A iniciativa, voltada para mulheres carentes vítimas de violência doméstica, tem por objetivo elevar a autoestima e o empoderamento feminino através da doação de bolsas com itens de beleza e higiene pessoal, arrecadados pela ONG. “Essas bolsas estão cheias de amor, e é isso que essas mulheres encontram aqui no Centro Sony Santos”, agradeceu a coordenadora do local, Sandra Leite.

Com sede na cidade de Boston, nos Estados Unidos, a AME realiza, desde 2014, o projeto com mulheres imigrantes brasileiras e, este ano, teve sua primeira edição no Brasil. A delegada da mulher do Recife e vice-presidente da AME no Brasil, Tereza Nogueira, ressaltou a importância da campanha. “Foi um mês intenso de arrecadações. A bolsa é o símbolo de uma mulher empoderada. Então, a ideia é fazer com que aquela bolsa sem uso, que toda mulher tem e não utiliza mais, possa servir para outra”, contou.

Desde que foi inaugurado, em julho de 2016, o Centro Sony Santos recebeu mais de 900 mulheres, realizando um total de cerca de 4.100 atendimentos.

ATENDIMENTO - O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos oferece à vítima de agressão uma linha completa de cuidados, com atendimento de uma equipe multidisciplinar, formada por médico, enfermeiro, psicólogo e assistente social.

A mulher também tem à disposição o registro policial, se ela desejar, e a perícia do legista, caso necessário. Isso faz do Sony Santos um modelo único no País, onde a mulher vítima de violência consegue, em um único local, receber o atendimento de saúde, formalizar a denúncia e fazer a perícia do IML.

O Sony Santos funciona 24 horas por dia e está disponível por livre demanda para todas as mulheres do Estado, a partir dos 10 anos de idade. Essa integração entre os serviços é resultado de uma parceria entre a Prefeitura do Recife e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Defesa Social.

ESTRUTURA - Construído de forma a manter a privacidade da vítima, o Centro Sony Santos está instalado em um prédio anexo ao hospital, com entrada pela lateral. O atendimento também garante a confidencialidade dos casos. A estrutura física conta com dois consultórios, salas para atendimento psicológico, serviço social e sala de atividades, além de duas suítes para as pacientes, quarto de repouso para os profissionais, banheiros, posto de enfermagem e recepção. No setor atuam médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos, além de perito do IML e recepcionista. Na parte interna, há pinturas e frases de encorajamento e apoio feitas voluntariamente pelo artista plástico Rafa Matos.

HOMENAGEM – O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência recebe o nome de Sony Santos numa homenagem à militante do movimento negro, mestra em Vigilância em Saúde pela UPE, pesquisadora e referência em saúde da população negra, violência contra a mulher e IST/Aids.  Coordenadora da Política da Saúde da População Negra do Recife, Sony Santos faleceu em 12 de março de 2016.