NOTÍCIAS

Limpeza Urbana | 03.01.20 - 19h15

Prefeitura do Recife inicia limpeza de canais segunda-feira (6)

Por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), a Prefeitura do Recife vai começar a limpeza dos canais da cidade, já antecipando uma das grandes ações da Operação Inverno. Mais de R$ 7 milhões serão investidos ao longo do ano.

Priorizando a saúde, o bem estar e a qualidade de vida dos cidadãos recifenses, e com o objetivo de evitar obstruções e alagamentos no sistema de micro e de macrodrenagem da capital pernambucana, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), vai dar início às limpezas do ano dos canais que cortam a cidade na próxima segunda-feira. Até o final de 2020, serão investidos R$ 7 milhões nesses serviços. As ações evitam que os resíduos sólidos sigam para os rios a exemplo do Capibaribe e do Beberibe.

Nesta segunda-feira, já começam os trabalhos em nove canais. O canal da Avenida 30 de Outubro, em Jardim são Paulo, deverá ter o serviço concluído em 10 dias; e o Canal do Sport, na Ilha do Retiro, em 15 dias. Já os canais Santa Terezinha (Santo Amaro), Parnamirim (Casa Forte) e Riacho dos Macacos (Guabiraba) têm previsão para que as limpezas terminem em 30 dias. O Canal da Malária, no Ipsep, deverá receber o trabalho por 55 dias; e o Canal do Arruda (Arruda e Vasco da Gama), por 50 dias. Por fim, durarão dois meses as limpezas dos canais Rio Jiquiá (Jardim São Paulo) e do Ibura (Ibura).

Vão ser mobilizadas 120 pessoas para realizarem esses trabalhos. Além disso, farão parte das ações: seis escavadeiras hidráulicas, sete retroescavadeiras e cerca de 30 caminhões basculantes.

De janeiro a novembro de 2019, a Emlurb recolheu 46.890 toneladas de resíduos dos 99 canais da cidade. Em 2018, foram 34.607 toneladas de lixo. A autarquia lembra que quem descarta resíduos de forma irregular pode ser multado em flagrante. Denúncias e reclamações devem ser registradas pelo número 156.

Apoio da população - Apesar de todos os esforços da Emlurb, a autarquia reforça que é indispensável o apoio de toda a população para diminuir o descarte de lixo em locais inadequados como margens de canais e vias públicas. O descarte do lixo deve ser feito apenas nos espaços destinados para tal fim, evitando assim que lixo e entulhos cheguem aos canais e rios. No ano passado, a Emlurb implantou 20 caixas coletoras nas margens do Canal do Arruda e realizou um conjunto de intervenções socioambientais, ao longo da Avenida Professor José dos Anjos e nas ruas próximas ao canal. As ações buscaram sensibilizar a população daquela área para que o descarte do lixo seja feito de forma correta.