Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 10.01.20 - 20h32

Prefeitura do Recife promove Eleição do Conselho de Igualdade Racial

Os eleitos irão atuar durante o binênio 2020-2022  para fortalecer a luta contra o racismo e o preconceito baseado em raça ou etnia no Recife.

 

A Prefeitura do Recife, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH), promoveu, na tarde desta quinta-feira(09),  a eleição direta dos novos membros do Conselho Municipal da Política de Promoção da Igualdade Racial (CMPPIR). O processo eleitoral ocorreu no Pátio de São Pedro, na sede do Núcleo de Cultura Afro-brasileira do Recife. A votação elegeu representantes que vão atuar durante o biênio 2020-2022 em prol da promoção de políticas públicas para fortalecer a luta contra o racismo e o preconceito baseado em raça ou etnia no Recife. 

Na ocasião, foram eleitos os 16 representantes titulares e respectivos suplentes da sociedade civil no conselho, que possui ainda oito representantes da gestão pública municipal. Das 16 vagas, oito são destinadas ao movimento negro ou entidades comprometidas com a luta contra o racismo, duas são de representações das minorias étnicas da cidade (índios, judeus, árabes, palestinos, ciganos, etc) e seis de cada uma das Regiões Político Administrativas do Recife (RPAs).

A gerente da Igualdade Racial da Secretaria Executiva de Direitos Humanos do Recife, Girlana Diniz, destacou a importância da eleição e do próprio conselho para a sociedade recifense. “O pleito de hoje representou um ganho muito positivo para a política de igualdade racial desenvolvida na cidade do Recife, especialmente diante da atual situação política nacional, que vem sofrendo um desmonte de muitos dos direitos sociais conquistados no passado”, ressaltou. De acordo com Girlana, o principal desafio dos novos conselheiros para o próximo biênio será continuar atuando de forma motivada e corajosa para enfrentar as adversidades que possam vir.

Eleito pela primeira vez como representante titular da RPA-5 no CMPPIR, o morador de Areias e líder comunitário Petrônio Calixto comemorou o resultado. “Já fui coordenador do Orçamento Participativo em gestões municipais anteriores, mas é a primeira vez que vou atuar como membro efetivo de um conselho importante como esse. Estou feliz pelo desafio e espero contribuir e trabalhar pela igualdade racial e justiça social na nossa cidade, ainda mais em momento nacional tão adverso”, argumentou.

Já Wellington Albuquerque, reeleito como representante do Conselho Regional de Psicologia, lembrou que o Conselho de Igualdade Racial tem uma função básica importante a exercer na capital pernambucana. “Trata-se do controle social. Ou seja perceber, averiguar e avaliar como está sendo implementada e assegurada a política municipal de combate ao racismo nas suas mais diversas manifestações”, explicou.

A posse para o biênio 2020-2022 acontece no próximo dia 21 de janeiro. Confira abaixo a lista dos conselheiros eleitos e suas respectivas representações:

- Conselheiros eleitos para compor as representações das Regiões Político Administrativas (RPAs) no Conselho Municipal da Política de Promoção da Igualdade Racial do Recife:

Creusa Severina dos Santos – Titular – RPA 2
Ailton Fernando Cabral Lins – Titular – RPA 3
Antônio Ricardo Herculano – Suplente – RPA 3
Antônio Carlos de Lima – Titular – RPA 4
Rosilene Rodrigues dos Santos – Suplente - RPA 4
Petrônio Calixto Soares Filho – Titular - RPA 5
Wallace Jefferson Pereira da Silva – Titular - RPA 6.

- Conselheiro eleito para compor o assento referente às minorias éticas no Conselho Municipal da Política de Promoção da Igualdade Racial do Recife:

Amadou Touré

- Conselheiros eleitos para compor o assento referente às entidades no Conselho Municipal da Política de Promoção da Igualdade Racial do Recife:

Afoxé Omó Oba Dê
Conselho Regional de Psicologia 2º Região - CRP
Ilê Yemojá Ogunté
Instituto Nacional Afro-Origem - INAO
Movimento Negro Unificado - MNU
União dos Capoeiras Leão do Norte - UNICALEN
União de Negras e Negros pela Igualdade - UNEGRO
Urso Brilhante do Coque