Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 10.01.20 - 18h04

Prefeitura do Recife empossa novos conselheiros tutelares

img_alt

Os 40 novos conselheiros tutelares irão atuar pelos direitos das crianças e adolescentes durante o quadriênio 2020-2024. (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

 

Foram empossados, na tarde desta sexta-feira (10), os novos conselheiros tutelares do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescentes do Recife (Comdica) para o quadriênio 2020-2024. A solenidade aconteceu no auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, e contou com presença da secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH), Ana Rita Suassuna, e da presidente do Comdica, Ana Farias. Já os 40 novos empossados foram representados pela conselheira Gilmara Felix.

O vice-prefeito Luciano Siqueira, também presente na cerimônia, ressaltou a importância do Comdica e dos conselheiros tutelares na luta pela garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Depois de agradecer o apoio de todos os presentes para o sucesso da eleição dos novos conselheiros, ele deixou uma mensagem para os empossados: “Não basta cumprir a missão de vocês com eficiência e profissionalismo, é preciso ter um foco especial na atenção e no carinho”, disse, citando como exemplo o médico que muitas vezes cura o paciente, mas é incapaz de olhar para ele com respeito e acolhimento.

A secretária Ana Rita fez questão de agradecer o empenho e a dedicação de todos os envolvidos na eleição do Comdica. “Hoje é um dia de festa e agradecimento, além de renovar nosso compromisso com o tripé fundamental do bom atendimento ao cidadão: acolhimento, respeito e compromisso”, frisou, lembrando que a gestão municipal está sempre de portas abertas para dialogar com todos os segmentos sociais.

Mais veemente nas críticas, a presidente do Comdica, Ana Farias, também aproveitou suas palavras durante o evento para fazer um balanço do último ano de atuação do Conselho. “Nosso compromisso é o de construir um Comdica cada vez mais forte, unido e atuante, apesar das negligências do Governo Federal”, argumentou.

Gilmara Felix, que representou os 40 empossados, disse que os novos conselheiros devem aproveitar aquela solenidade para refletirem sobre a importância do que terão que fazer nos próximos quatro anos. “É bom não perdermos de vista que, para a sociedade recifense, nós não seremos conselheiros só durante o chamado expediente de trabalho, nós temos que defender nossas crianças e adolescentes 24 horas todos os dias”, opinou.

CONSELHO TUTELAR - De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Conselho Tutelar é instituido como um órgão autônomo e não-jurisdicional, que tem como finalidade zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Os conselheiros tutelares também são encarregados de supervisionar se a família, a comunidade, a sociedade em geral e o Poder Público estão assegurando com absoluta prioridade a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes diante do que está previsto no ECA e na Constituição Federal.