Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Saúde | 22.07.20 - 11h19

Prefeitura do Recife visita 200 bares e restaurantes para orientação de quinta a sábado

img_alt

Com a proximidade do final de semana, equipes do Procon, Vigilância Sanitária, Dircon e Brigada Ambiental irão intensificar as visitas a estabelecimentos de alimentação para verificar cumprimento dos novos protocolos nesta fase de reabertura para o público (Foto: Andréa Rêgo Barros/ArquivoPCR)

 

Desta quinta (23) até o sábado (25), a Prefeitura do Recife vai realizar mais 200 visitas em bares, restaurantes, lanchonetes, cafeterias e outros estabelecimentos alimentícios que voltaram a receber o público nesta semana, na nova fase do Plano de Convivência com a Covid-19. O objetivo é orientar sobre os protocolos sanitários necessários para este momento de reabertura. O anúncio foi feito pelo prefeito Geraldo Julio, na manhã desta quarta-feira (22). Desde a última segunda-feira (20), a Diretoria Executiva de Controle Urbano do Recife (Dircon), a Vigilância Sanitária (Visa), a Brigada Ambiental e o Procon Recife fizeram inspeções em mais de 100 estabelecimentos para garantir o cumprimento dos novos protocolos estabelecidos pelo Governo do Estado.

“Nós vamos realizar mais 200 visitas de orientação em estabelecimentos de alimentação como restaurantes, bares e lanchonetes para garantir o cumprimento dos protocolos, nas próximas quinta, sexta e sábado. Estarão empenhadas as equipes da Vigilância Sanitária, do Procon e também do Controle Urbano. O objetivo é que sejam cumpridos os protocolos do distanciamento entre mesas, do manuseio correto dos alimentos, além dos cuidados com a limpeza e sanitização desses ambientes para que a gente diminua o risco de contaminação e da retomada do crescimento da covid em nossa cidade”, afirmou o prefeito Geraldo Julio. 

O prefeito afirmou ainda que a ação tem o objetivo de contribuir com o esforço que já vem sendo feito pelos estabelecimentos e pela população, nos cuidados preventivos. “Essa é uma ação para somar esforços ao que já vêm fazendo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), os empreendedores e toda a população, para que a gente garanta o funcionamento desses estabelecimentos com a máxima segurança”, disse o gestor.

Desde o início da pandemia, os estabelecimentos alimentícios puderam funcionar para entrega (como ponto de coleta e delivery), mas não para consumo no local. Nesta fase de reabertura para consumo interno do público, os restaurantes, lanchonetes, cafeterias, bares, padarias e outros precisam limitar o atendimento presencial a até 50% da capacidade de lotação, têm que encerrar as atividades às 20h e manter o distanciamento de 1,5 metro entre clientes de mesas diferentes.

Também não é permitida a realização de shows e apresentações musicais, além de os estabelecimentos terem que respeitar o limite sonoro de 35 decibéis para música ambiente. O uso de máscaras é obrigatório por parte de funcionários e clientes, e os estabelecimentos devem disponibilizar álcool 70% para higienização das mãos.

 

Contatos para denúncia de irregularidades:

- Procon Recife: pelo e-mail procon@recife.pe.gov.br

- Vigilância Sanitária: 3355.1878

- Dircon: pelos e-mails centrooestedircon@gmail.comsuldircon@gmail.com ou nortedircon@gmail.com, de acordo com a localização do estabelecimento

- Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade - 0800.720.4444, de segunda a sexta, das 8h às 17h