Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Saúde | 27.07.20 - 12h14

Unidades da Atenção Básica do Recife atingem marca de 20 mil atendimentos de covid-19

img_alt

Rede de postos destinados à covid-19 chegou a fazer mais de 700 atendimentos por dia, hoje faz cerca de 100. Divisão do atendimento serviu para desafogar os serviços de emergência da rede municipal e evitar que pessoas com suspeita de covid-19 tivessem contato com demais pacientes (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

CONSULTE AS UNIDADES DE ATENÇĀO BÁSICA AQUI

Durante a pandemia de covid-19, sempre se destaca a importância dos hospitais de campanha, mas a rede de Atenção Básica à Saúde do Recife também vem desempenhando um papel fundamental no enfrentamento ao novo coronavírus. Estruturada pela Prefeitura do Recife, desde abril, para atender casos suspeitos ou confirmados da covid-19, as 20 unidades de referência da Atenção Básica à Saúde alcançaram a marca de 20 mil atendimentos. O anúncio foi feito pelo prefeito Geraldo Julio, na manhã desta segunda-feira (27), quando ele reforçou a importância destas unidades no enfrentamento à pandemia.

“Além de levantar os grandes hospitais de campanha, a gente também estruturou oito unidades da Atenção Básica para fazer o primeiro atendimento aos casos suspeitos de covid-19, depois ampliamos para 20. Hoje, nós chegamos a 20 mil atendimentos de casos suspeitos de covid na nossa rede de Atenção Básica, que tem unidades de saúde espalhadas por toda a cidade. Quero agradecer a todos os profissionais que trabalham nessas unidades”, destacou o prefeito Geraldo Julio.

O gestor também frisou que a quantidade de atendimentos nas unidades de referência da Atenção Primária à saúde é um dos indicadores monitorados que também evidenciam a desaceleração da pandemia na capital pernambucana. “Somente em um dia do mês de abril, tivemos 783 atendimentos nas unidades de referência da Atenção Básica, em apenas 24 horas. A gente acompanha esse indicador permanentemente, e ele vem em queda desde o mês de maio. Esse é um dos dados que mostram que o distanciamento social, o uso de máscara e de álcool em gel vêm cumprindo um papel muito importante”, disse.

Atualmente, esse número está cinco vezes menor e registra uma média de pouco mais de 100 atendimentos diários. As unidades de referência na Atenção Básica estão espalhadas pelos oito Distritos Sanitários da cidade e tiveram o seu funcionamento alterado para desafogar os Serviços de Pronto Atendimento (emergências) da rede municipal. Esta divisão também foi uma forma de a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife evitar que pessoas com suspeita de covid-19 tivessem contato com pacientes que estivessem buscando vacinação, remédios, pré-natal e outros atendimentos. 

“Foi muito importante separar o atendimento das pessoas com sintomas respiratórios dos demais atendimentos na Atenção Básica, que nunca parou na pandemia. Nós continuamos a funcionar com todos os demais serviços em 130 unidades espalhadas pela cidade. Isso reduziu as chances de contaminação na nossa rede porque os sintomáticos respiratórios não tinham contato com os demais pacientes”, salientou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia. 

Nessas unidades, cujo atendimento está acontecendo das 7h às 19h, os profissionais utilizam um sistema eletrônico próprio para organização de fluxo, classificação de risco de acordo com a gravidade e registro de atendimento dos pacientes com sintomas respiratórios. Após consulta com um médico ou enfermeiro, o usuário poderá ter indicação de isolamento domiciliar, encaminhamento para internação em leito de enfermaria ou encaminhamento para leito de UTI.

A lista das unidades da Atenção Básica à Saúde que referência no atendimento a pacientes com sintomas da covid-19 está disponível AQUI.

TESTAGEM – Com a universalização dos testes para detecção da covid-19 em Pernambuco, a Secretaria de Saúde do Recife também disponibilizou testagem nas 20 unidades de Atenção Básica à Saúde, como ponto de coleta dos exames. Agora, todas as pessoas com sintomas gripais podem agendar o teste através do aplicativo Atende em Casa. Desde abril, já foram realizados mais de 15 mil testes da covid-19 unidades de saúde da Prefeitura do Recife.

O secretário de Saúde do Recife destacou que, apesar da queda no número de atendimentos por causa da desaceleração da pandemia no Recife, as unidades de referência da Atenção Básica agora estão desempenhando esse importante papel na testagem de todos os recifenses que apresentem sintomas gripais ou outros típicos da covid-19. “Nessas 20 unidades, é possível fazer a testagem após o atendimento pelos profissionais de saúde e também agendar pelo aplicativo Atende em Casa, mesmo nos casos leves”, explicou Jailson. 

Na ferramenta, o usuário escolhe o local, a data e o horário do exame, de acordo com a disponibilidade. O paciente só deve se dirigir até a unidade de testagem escolhida no dia e horário agendado.