Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 05.08.20 - 09h56

Dia dos Pais terá Frevioca circulando pelas ruas

img_alt

Em nova edição do Arte Cura - Música que Abraça, a Prefeitura do Recife leva amor em forma de música às casas dos recifenses (Foto: Andréa Rêgo Barros/ArquivoPCR)

 

Por conta da pandemia do novo coronavírus, as comemorações estão um tanto quanto diferentes este ano. Diante disso, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, leva às ruas a Frevioca em mais uma edição do projeto A Arte Cura - Música que Abraça. A etapa será em homenagem ao Dia dos Pais, celebrado neste domingo (9).

A partir das 13h, a Frevioca vai levar amor e alegria até as casas dos recifenses, sem paradas, para evitar aglomerações. A ideia da ação é repetir o sucesso que foi no Dia das Mães, quando a Frevioca também ganhou um roteiro especial. Neste domingo, o percurso vai ganhar a trilha sonora comandada por Diana Castello, Gerlane Lopes, Karynna Spinelli, Nego Thor e Moleque Atrevido. 

“É muito importante que as pessoas se cuidem, continuem se protegendo e evitando aglomerações. Sabemos que é um momento difícil, mas queremos levar, a partir da música, mais amor às casas da nossa população”, destacou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.

“Colocaremos a Frevioca de novo nas ruas da cidade para garantir que o recifense não deixe de celebrar suas tradições culturais e seus afetos, nem mesmo em meio à pandemia. Adotamos, com grande aceitação da população, essa estratégia volante de celebração no Dia das Mães e também no São João, espalhando sorrisos, comoção e alegria pela cidade”, afirmou Diego Rocha, presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife e pai dedicado de Diego e Carlos Eduardo.

O roteiro itinerante passará por 28 bairros: Boa Viagem, Pina, Cabanga, Coque, Benfica, Madalena, Torre, Graças, Espinheiro, Encruzilhada, Rosarinho, Tamarineira,  Arruda, Água Fria, Fundão, Cajueiro, Porto da Madeira, Beberibe, Linha do Tiro, Córrego do Genipapo, Vasco da Gama, Guabiraba, Macaxeira, Córrego do Euclides, Bomba do Hemetério, Brejo de Beberibe, Brejo da Guabiraba e Nova Descoberta. A previsão é de que a ação se encerre às 19h.

HUMANIZAÇÃO - As expressões artísticas têm sido presença marcante nas diversas ações realizadas pela Prefeitura do Recife, a exemplo de dois hospitais de campanha construídos para atender pacientes com Covid-19, que foram também humanizados com desenhos contendo mensagens motivacionais e homenagens aos profissionais de saúde.

A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife realizou ainda o projeto A Arte Cura, promovendo mais leveza à vida das pessoas por meio da arte nas mais variadas formas como a entrega de 550 mudas, a maioria cultivada no viveiro do Jardim Botânico do Recife;  o Varal do Bem, com distribuição de máscaras em Mercados e Feiras públicas da cidade; a intervenção em estátuas e bustos, com a colocação de máscaras nas obras de arte; pinturas em algumas ruas e avenidas da cidade, com mensagens de esperança e solidariedade; a frevioca, que circulou pela cidade, levando música e amor à casa dos recifenses no último Dia das Mães; e os 1500 corações colocados na Avenida Rio Branco em alusão aos recuperados pela infecção pelo novo coronavírus nos hospitais de campanha da cidade.