Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 05.08.20 - 11h00

Prefeitura do Recife inicia serviços para recuperação das juntas de dilatação de três viadutos da cidade nesta quarta-feira (05)

 
Intervenções irão beneficiar as estruturas dos viadutos Joana Bezerra, Via Mangue e Avenida Norte. O investimento para a execução dos serviços totaliza R$ 1.176.659,93
 
A partir desta quarta-feira (05), a Prefeitura do Recife dará início às intervenções para a recuperação das juntas de dilatação de três viadutos da cidade: João Paulo II (Joana Bezerra), Via Mangue (Boa Viagem) e Presidente Médici (Avenida Norte). Os serviços serão executados pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e as obras começarão no viaduto de Joana Bezerra, às 21h.

Os três equipamentos indicados apresentam desgastes nas juntas de dilatação nas estruturas desses equipamentos. Com o passar do tempo estas estruturas começaram a sofrer desgastes decorrentes de intempéries, clima abrasivo e pelo tempo de vida útil do material. Por meio de um levantamento técnico, foi constatada a situação das juntas, com desgastes estruturais que intensificam o risco de acidentes automobilísticos, em função de destacamento do concreto e aberturas que se transformam em um espaço de passagem de água, acarretando o comprometimento da estrutura como um todo.

Com previsão de término para dezembro deste ano, o investimento na execução dos serviços totaliza R$ 1.176.659,93. A Emlurb irá contar ainda com o apoio da CTTU em relação ao fluxo de veículos durante os trabalhos das equipes do órgão.

Juntas de dilatação – são um recurso usado em construções, intencionalmente, com a finalidade de evitar vibrações e movimentos inerentes a cada tipo de estrutura. Como todos os materiais se dilatam e retraem, por conta das variações de temperatura, deformações, frenagens, movimentos mecânicos etc., há a necessidade de se criar um espaço entre as juntas, evitando o surgimento de rachaduras.

O tratamento das juntas de dilatação estrutural consiste basicamente na retirada da parte que está desgastada, com o objetivo de evitar que haja infiltrações ou a entrada de materiais sólidos que podem ocasionar problemas estruturas.