Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 11.08.20 - 09h42

Alunos da rede municipal contam com programas educativos lúdicos pela TV

img_alt

Ferramenta de apoio pedagógico, lançada pela Secretaria de Educação do Recife na semana do estudante, iniciou as transmissões nesta segunda-feira (10), pela TV Alepe (Foto: Divulgaçāo)

 

Os estudantes da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, incluindo os de correção de fluxo, têm muito a comemorar neste 11 de agosto, Dia do Estudante. Isso porque o programa “Escola do Futuro em Casa na TV” começou a ser transmitido pela TV Alepe (canal 28.2). Desta forma, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, amplia as estratégias pedagógicas para alcançar de forma mais abrangente a comunidade escolar, neste momento de suspensão das aulas presenciais por conta da pandemia.

Além da plataforma Escola do Futuro em Casa (http://educ.rec.br/escoladofuturoemcasa/), os conteúdos dos blocos de atividades - construídos de acordo com a Política de Ensino da Rede Municipal do Recife -  serão também veiculados pela televisão. A partir de agora, os alunos têm acesso a programas educativos lúdicos, com orientações pedagógicas para cada modalidade de ensino. O programa diário, que tem duração de uma hora, entrou no ar nesta segunda-feira (10), às 8h, e é reprisado toda noite, das 18h às 19h. O conteúdo também pode ser revisto no youtube, pelo canal da Alepe. Essa ampliação foi possível por conta do Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura do Recife e a Assembleia Legislativa de Pernambuco. 

Em um cenário composto por elementos lúdicos, que conversam com a temática do dia, e um telão de apoio, os professores em função técnica da Gerência de Alfabetização e Letramento apresentam o conteúdo. Cada dia da semana será destinado a uma fase de ensino (ver tabela abaixo). Para os alunos dos Anos Iniciais e correção de fluxo, os componentes curriculares serão abordados de forma lúdica, sendo 20 minutos para Língua Portuguesa, 20 minutos para Matemática, 10 minutos para Ciências Naturais e 10 minutos para Ciências Humanas. Nas sextas-feiras, o programa será destinado para Educação Infantil (2 a 5 anos). Para os alunos do berçário e grupo 1, o professor dará, durante 10 minutos, orientações e dicas de como os pais podem estimular o desenvolvimento dos bebês. Na sequência, serão 25 minutos de atividades lúdicas para crianças dos grupos 2 e 3, e, por fim, 25 minutos com atividades lúdicas para crianças dos grupos 4 e 5.

Todos esses alunos já estão realizando atividades pedagógicas, que são orientadas pelos professores de cada turma, e o programa televisivo chega como uma ferramenta digital a mais no processo de aprendizagem. “A televisão é um dos meios tecnológicos de comunicação mais acessíveis à sociedade em geral. O nosso público é de cerca de 70 mil alunos, mas todas as pessoas que têm acesso à televisão poderão assistir aos programas educativos. É uma ação que beneficia a sociedade recifense. No âmbito da Rede de Ensino do Recife, o programa ‘Escola do Futuro em Casa na TV’ complementa o material físico construído pelos técnicos da Secretaria, fortalecendo a alfabetização e letramento dos estudantes, o estímulo à leitura e à escrita, a interação com a família e a construção de ricos momentos de aprendizagem”, declarou Bernardo D´Almeida, secretário de Educação do Recife.

Tendo como base o conteúdo pedagógico da plataforma Escola do Futuro em Casa, os professores desenvolvem as atividades com os alunos, por meio de material impresso ou de mídias sociais de longo alcance que melhor atendam à realidade dos estudantes de cada unidade escolar. O professor elabora seu plano de aula, utiliza um canal de interação virtual com as famílias e estudantes para orientar as atividades que precisam ser desenvolvidas, e recebe o retorno com os registros dos estudantes. Os programas televisivos serão um reforço de conteúdo dessas atividades. Os alunos também receberam os livros didáticos para poderem acompanhar as aulas.

Escola do Futuro em Casa – O programa engloba uma série de ações para que os mais de 90 mil estudantes da Rede de Ensino do Recife possam ter igualdade de acesso ao Ensino à Distância. Entre as ações já implantadas estão: formação de professores para atuarem na modalidade EaD; materiais pedagógicos com estratégias remotas de ensino e aprendizagem; construção da plataforma de aulas virtuais, que está sendo constantemente alimentada com as atividades de cada modalidade de ensino, com a inserção de Libras e leitor de tela para acessibilidade dos ambientes virtuais; aulas virtuais online para as turmas do 6º ao 9º ano.

 

Quadro de aulas

Segunda-feira: 1º Ano e Se Liga;

Terça-feira: 2º e 3º Ano;

Quarta-feira: Acelera, 4º e 5º Ano;

Quinta-feira: Acelera, 4º e 5º Ano;

Sexta-feira: Educação Infantil.

Assista à primeira transmissão pelo link -https://www.youtube.com/watch?v=OsxziJzoqEM