Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 12.08.20 - 11h18

Agenda Cultural do Recife celebra 25 anos de atividades

img_alt

Para celebrar a data, serão transmitidas três discussões sobre cultura e cidadania nos próximos dias 13, 20 e 27 de agosto, no Instagram da publicação, mantida pela Prefeitura do Recife (Foto: Cortesia)

 

De tanto pautar várias gerações de recifenses em busca de programações culturais, atrações e atrativos, a Agenda Cultural do Recife virou a pauta. Para celebrar os 25 anos de atividades ininterruptas, que serão completados no próximo dia 31 de agosto, será oferecida, a partir desta quinta-feira (13), uma série de três lives com atores, produtores e realizadores culturais da cidade para tratar das tradições, vocações e prospeções da cultura na efervescente capital pernambucana.

A publicação, que começou impressa, com distribuição em vários locais e equipamentos culturais da cidade, hoje é virtual, disponível no endereço http://agendaculturaldorecife.blogspot.com, alcançando públicos cada vez maiores, do Recife e até de fora. “Lançamos a agenda virtual em 2011. E continuamos persistentes, tendo atingido, até o momento, mais de 2,6 milhões de pessoas do mundo inteiro. No último mês de julho, chegamos à marca de 175.687 leitores”, celebra o jornalista Manoel Constantino, que criou a página, mantida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Atualmente, integram também a equipe da Agenda mais duas jornalistas: Érika Fraga e Lidiane Souza. “São 25 anos de grandes alegrias e de persistência, perseverança e muito amor pela arte. Acreditamos, sim, que as expressões artísticas nascidas em cada recanto da cidade são luminárias para as nossas mentes e corações, que nos fazem acreditar que a humanidade, em sua plenitude, sempre valerá a pena. Nós, que fazemos a Agenda Cultural do Recife, nos sentimos, aos 25 anos, gratos e, por mais difícil que seja o dia-a-dia do labor, nada nos fará desistir de levar a notícia e a informação sobre o fazer dos nossos artistas, tendo a certeza de que a produção cultural recifense é pedra fundamental na afirmação da cidade e do seu povo.”

As lives serão transmitidas no Instagram da Agenda Cultural (@agendaculturaldorecife_), nas próximas quintas-feiras 13, 20 e 27 de agosto, sempre às 16h, com os seguintes temas e convidados:

 

Dia 13

A Cultura e as crianças

Poeta Edgar Diz (Projeto Educando em Cordel)

Luciano Pontes (Doutores da Alegria)

Bruna Peixoto (Tapete Voador)

 

Dia 20

A Cultura: ferramenta da cidadania

Mônica Lira, bailarina e coreografa

Camilo Cavalcanti, cineasta

Carlos Moura, empresário e dono do Bar Teatro Mamulengo

 

Dia 27

A Cultura: um caminho poético de e para a liberdade

Maestro Forró, músico

Márcia Cruz, atriz e empreededora cultura

Felipe Júnior, poeta

 

Na Frei Caneca - Para celebrar o aniversário da Agenda Cultural, a Frei Caneca transmite, a partir das 15h de hoje (12), uma conversa de Manoel Constantino e vários convidados surpresa com Nice Lima e Patrick Torquato, excepcionalmente reunidos na mesma faixa para celebrar a Agenda, que virou compromisso imperdível com a cultura recifense.