NOTÍCIAS

Assuntos Jurídicos | 25.08.20 - 19h38

Convênio de cooperação é assinado pelo TJPE e o Procon Recife

img_alt

Parceria pioneira no estado dará mais agilidade à solução de conflitos com consumidores (Foto: Assis Lima)

 

Na tarde desta terça-feira (25), o Procon Recife e o Tribunal de Justiça de Pernambuco – TJPE, através do Núcleo de Conciliação - Nupemec, assinaram Convênio de Cooperação Técnica que possibilita a homologação judicial de acordos realizados pelo órgão municipal de defesa do consumidor.

O ato de assinatura do convênio aconteceu no Gabinete da Presidência do Judiciário pernambucano, no Palácio da Justiça, e contou com a presença do presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira; do coordenador do Núcleo de Conciliação - Nupemec do Tribunal, desembargador Erik Simões; do coordenador-geral adjunto do Nupemec, juiz Marcus Vinícus Nonato, da Secretária Executiva de Direito do Consumidor do Recife, Ana Paula Nebl Jardim; e do procurador-geral do município, Rafael Figueiredo. 

Com a parceria, o Procon Recife poderá realizar acordos através do método de conciliação que, em seguida, serão homologados judicialmente. Após a homologação do acordo, a sentença poderá ser executada judicialmente, isso no caso de uma das partes descumprir os termos do acordo. A parte prejudicada poderá, então, solicitar a execução no Juízo competente, por meio de requerimento. Além disso, o Procon também pode impor penalidade administrativa.”, explica Ana Paula Jardim.

“Esse convênio é um benefício muito grande para a população, que ao procurar o Procon para tentar resolver a sua questão e ter seu acordo firmado na instituição, tem posteriormente no Judiciário o acordo homologado. Então isso facilita muito o direito das pessoas que procuram solucionar seus conflitos especialmente na área de Direito do Consumidor”, afirmou desembargador Fernando Cerqueira, presidente do TJPE.

Termo -   Termo de Cooperação Técnicavai possibilitar o acesso à Justiça e a construção de uma cultura de paz social, por meio de métodos adequados de solução de conflitos em atuação processual administrativa no âmbito do Procon Recife. A iniciativa atende à política nacional das relações de consumo prevista no art. 4° da Lei n° 8.078 de 1990, e através dela haverá a homologação judicial de acordos celebrados nas unidades do Procon Recife, através dos Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejucs) do Recife.