Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas

NOTÍCIAS

Administração | 11.09.20 - 15h41

SADGP promove cronograma de reuniões com Secretarias e órgãos da PCR para tratar de protocolo para covid-19

img_alt

Medidas gerais serão divulgadas pela após discussão envolvendo as peculiaridades de cada órgão (Foto: Cortesia)

 

Para dar uma melhor segurança e proteção aos servidores da Prefeitura do Recife no que tange a pandemia da covid-19, o secretário Marconi Muzzio e os secretários Executivos da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas (SADGP) estão realizando uma série de reuniões com representantes das demais secretarias e órgãos, para tratar das medidas de prevenção da covid-19. O resultado dos encontros será organizado em um protocolo geral a ser publicado pela SADGP, contendo as orientações a serem adotadas.

Marconi Muzzio informa que, nas reuniões, cada gestor apresenta sua situação de acordo com o perfil do serviço realizado. “Colocamos as perguntas: Qual o serviço que precisa se retomado, o que foi prejudicado com a pandemia, qual o número mínimo de pessoas necessárias para manter o serviço em funcionamento? Com essas respostas e uma conversa sobre as especificidades dos serviços, podemos estabelecer rodízio, turnos diferenciados, entre outras alternativas, de forma a ter um quantitativo menor possível de servidores trabalhando de forma presencial e simultaneamente, ganhando em prestação de serviço à população com mais segurança para os servidores”, avaliou o secretário da SADGP.

As reuniões têm o acompanhamento dos secretários Executivos de Gestão de Pessoas, Bruno Carneiro, de Administração, Rodrigo Chagas e do gerente geral de Manutenção, Atendimento e Serviços, Rodrigo Brayner. “O objetivo é ter uma volta coordenada com inteligência”, afirmou Muzzio, completando que enquanto não houver vacinação em massa não haverá 100% de retorno de servidores de forma presencial, para maior segurança do quadro funcional, de suas famílias e da própria população.

Mais de 15 secretários, secretários Executivos e presidentes de órgãos já foram ouvidos. A secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Política Sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPSDDH), Ana Rita Suassuna, destacou que sua Secretaria praticamente teve que manter quase 90% do efetivo desde o início da Pandemia. “Afastamos basicamente os servidores de risco e devido ao caráter do serviço, que é essencialmente social, a exemplo do atendimento da população vulnerável, como de rua e a que sofre negligência, implantamos rodízio com dias alternados”, lembrou Ana Rita Suassuna.

Em reunião online, a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, disse que também precisou fazer um protocolo específico para a os agentes de trânsito. Elas aproveitaram para tirar dúvidas e Taciana Ferreira falou que o agendamento online facilita o atendimento da CTTU. Em outra reunião, a secretária de Habitação do Recife, Ana Paula Lins, lembrou que o atendimento presencial a cadastrados do sistema municipal de habitacionais do município aumenta a circulação de pessoas no edifício-sede da PCR, onde, normalmente circulavam diariamente 10 mil pessoas – seis mil servidores e em média 4 mil visitantes.

Medidas – Antes dessas reuniões, a SADGP já vinha tomando medidas preventivas para o retorno de alguns serviços no edifício sede. No novo cenário foram colocados cartazes com orientações sobre os cuidados para se prevenir a covid-19, restringido o número de pessoas por elevador, realizado a aferição de temperatura das pessoas no acesso ao edifício sede, disponibilizados recipientes com álcool em gel 70%, reforço na limpeza de banheiros, corrimãos das escadas, entre outras medidas, a exemplo do distanciamento nos ambientes de trabalho e o definindo o uso obrigatório de máscaras.