NOTÍCIAS

Covid-19 | 10.04.21 - 18h29

Música embala primeiro dia da vacinação para idosos a partir de 62 anos

Violinista e tecladista se propuseram a tocar, de forma voluntária, durante a manhã deste sábado no Dnocs. Até agora, mais de 254 mil pessoas já tomaram a vacina na capital pernambucana. 

Neste sábado (10), primeiro dia da vacinação contra a covid-19 para idosos a partir de 62 anos, na capital pernambucana, os locais de vacinação registraram grande movimento, com quase oito mil agendamentos, mesmo com a chuva. Em um dos locais, na Zona Norte da cidade, uma violinista tocou para os usuários que foram tomar a vacina e para os profissionais de saúde.

Seu Ivanildo do Nascimento, morador do Porto da Madeira, não teve dificuldade para fazer o agendamento e tomar a 1ª dose da vacina. “Eu não tava muito ansioso, mas tava com expectativa. Aqui foi tranquilo e estou mais um pouco protegido. E com esse som aqui é melhor”, disse ele, referindo-se à violinista Gizelle Dias e à tecladista Indianara Oliveira, que tocavam enquanto a vacinação ocorria no Dnocs.

Elas se voluntariaram a tocar, como forma de retribuir todo o empenho dos profissionais de saúde que estão atuando no enfrentamento da pandemia de covid-19 e para deixar a campanha de imunização mais leve. “Este é um momento para todo mundo dar as mãos e contribuir da forma que consegue, e a forma que a gente tem de contribuir é essa. A música é a linguagem da alma, que atinge todo mundo, e através dela a gente pretende despertar o sentimento de solidariedade, união e amor. Essa é a nossa missão”, declarou Gizelle, que tem a música na vida há mais de 25 anos, seguindo os passos do avô, o Maestro Duda.

Para a estudante de enfermagem Camila de Albuquerque, que está trabalhando durante a campanha de vacinação contra covid-19, foi um momento enriquecedor não só pra carreira profissional. "Aqui, a gente aprende de todas as formas, e a música enriquece”, disse ela, que recebeu uma caixa de chocolate de um usuário para compartilhar com a equipe. “Tem gente que traz chocolate, bolo, que vem com alguma mensagem homenageando o SUS, é bom demais”, completou.

Quem estiver dentro dos grupos prioritários para receber a vacina, é necessário fazer o cadastro e agendamento, acessando o site www.conectarecife.recife.pe.gov.br ou o app Conecta Recife, disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. No ato do cadastramento, é preciso informar dados pessoais e anexar documento oficial com foto e comprovante de residência no Recife. A mesma documentação deve ser levada no dia da vacinação. Em seguida, basta escolher a data, horário e local do atendimento. 

PONTOS DE VACINAÇÃO - A capital pernambucana tem 17 pontos de vacinação, entre salas e drive-thrus, continuam funcionando normalmente. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo. As salas de vacinação ficam na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; e Centro de Saúde Sebastião Ivo Rabelo, no Ibura.

Já os drive-thrus, que permitem atendimento sem sair do veículo, estão localizados no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), na Tamarineira; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; Geraldão, na Imbiribeira; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária; Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife; BIG Bompreço de Boa Viagem e BIG Bompreço de Casa Forte.