NOTÍCIAS

Covid-19 | 14.04.21 - 16h41

Prefeitura do Recife disponibiliza sistema Recife Vacina para imunização em Maceió

 

Maceió-AL será a primeira cidade do país a ter a cessão para utilizar o sistema Recife Vacina para cadastramento e agendamento da população para a imunização contra a Covid-19. Da sede da Prefeitura do Recife, o prefeito João Campos teve um encontro online com o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, nesta quarta-feira (14), quando assinou o convênio de mútua cooperação técnica entre as prefeituras e a Empresa Municipal de Informática (Emprel). A reunião também contou com a participação do secretário Executivo de Transformação Digital, Rafael Figueiredo, e do presidente da Emprel, Bernardo D’Almeida.

A gestão municipal investiu em um sistema 100% digital para gerenciar o processo de imunização na cidade. Através do Recife Vacina, sistema que fica dentro do Conecta Recife, é possível realizar o cadastro e o agendamento dos grupos elegíveis, além de fazer uma gestão eficiente no controle do estoque e demanda dos imunizantes, evitando, por exemplo, o desperdício de doses, a suspensão do serviço, aglomeração e filas nos centros de vacinação. “Em janeiro, a gente tomou a decisão de fazer a vacinação digital, de forma ousada e não sabíamos qual seria o resultado. Mas tivemos uma dedicação muito grande da equipe e deu muito certo. A ajuda nas decisões de aberturas de novos grupos é uma das decisões possíveis a partir do sistema, porque se sabe exatamente quantas pessoas serão vacinadas num determinado local, num determinado horário”, explicou João Campos. “Fico muito feliz que a primeira cidade com quem a gente vai firmar essa parceria ser a nossa vizinha, amiga e irmã Maceió”, acrescentou.

O prefeito da capital alagoana foi só elogios e agradeceu a parceria com a Prefeitura do Recife. “Obrigado pela sua disponibilidade e pelo seu espírito público. Nossa cidade só tem a ganhar com a chegada de ferramentas e instrumentos que vão ajudar a gente a planejar a vacina, oferecer aos nossos cidadãos serviços com uma qualidade ainda melhor e poder fazer tudo isso na palma da mão. A gente sabe que Recife é referência e você tem dado um ritmo ainda mais acelerado em relação à transformação digital”, destacou João Henrique Caldas em agradecimento ao prefeito do Recife. A Prefeitura do Recife, além de  ceder o sistema Recife Vacina à Prefeitura de Maceió, também vai realizar o treinamento das equipes técnicas, através da Emprel, para a operacionalização do sistema. 

No último dia 30 de março, quando o prefeito João Campos tomou posse como vice-presidente de Relações Institucionais do Consórcio Conectar, ele já informou que iria disponibilizar o sistema de vacinação presente no aplicativo Conecta Recife para outros municípios que quisessem organizar os seus processos de vacinação de forma digital, evitando filas e aglomerações. O Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar) foi instituído pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) com o objetivo de promover a aquisição dos imunizantes pelos municípios brasileiros para combater a Covid-19.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL - O Conecta Recife App teve seu uso ampliado e se transformou no hub digital da Prefeitura do Recife para a modernização do acesso do cidadão e visitantes a mais de 140 serviços, disponíveis de forma remota e gratuita, pelo smartphone. Criado pela Empresa Municipal de Informática de Recife (Emprel) e lançado em julho de 2020, o aplicativo integra cada vez mais o cidadão à Prefeitura, de maneira direta e confiável, como exemplo de tecnologia a serviço da população de forma a agilizar e facilitar a vida do cidadão. Hoje, o app se popularizou entre os recifenses por ser a ferramenta usada para o agendamento da vacinação. Mais de 411 mil pessoas já se cadastraram para receber a vacina, pelo site ou pelo aplicativo. O aplicativo Conecta Recife já teve mais 208 mil downloads em celulares e tabletes; e o site, mais de 3,7 milhões de acessos.

A partir da atual gestão, o Conecta Recife passou a disponibilizar o contracheque e o demonstrativo do Imposto de Renda dos servidores municipais, fez a liberação da matrícula da rede municipal de ensino deste ano, está emitindo boletos e pagando boletos a partir da integração com bancos. Também é por meio do Conecta Recife que os empreendedores recifenses estão se cadastrando para ter acesso ao Cred Pop - Crédito Popular do Recife.

VACINAÇÃO - Hoje, o Recife está vacinando idosos a partir de 62 anos; trabalhadores da saúde, ativos, de qualquer área, a partir de 50 anos e trabalhadores da Atenção Básica do município. Além deles, os trabalhadores da saúde que atuam em UTIs (adulto, pediatria, neonatalogia, coronária e oncologia), setores de quimioterapia (ambulatorial e hospitalar), segmentos hospitalares de cardiologia, vascular e neurologia (enfermaria e diagnóstico), Terapia Renal Substitutiva (hemodiálise), maternidades (centro obstétrico, berçário, alojamento conjunto, centro de parto normal, diagnóstico e farmácia) e setores hospitalares de endoscopia, broncoscopia e imagem.

Além deles, os que atuam em policlínicas municipais; nas Vigilâncias epidemiológica, sanitária, ambiental e do trabalhador também estão recebendo a vacina. O município também está imunizando funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados; trabalhadores de saúde lotados em hospitais do município, cirurgiões dentistas e os estudantes da área de saúde que atuam na linha de frente da covid-19 (UTI e enfermaria covid) e nos serviços de urgência e emergência.