Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 20.04.21 - 18h27

PCR promove curso de Libras para profissionais de saúde do Hospital Eduardo Campos

img_alt

Iniciativa visa promover um atendimento mais humanizado e acessível aos pacientes. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Com o objetivo de assegurar a acessibilidade comunicacional nos espaços públicos municipais, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (SDSDHJPD), promove o Curso Básico de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) à equipe de saúde que atua no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa. A iniciativa também acontece em alusão ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, que se comemora no dia 24 de abril. No total, a turma será formada por 20 profissionais, entre recepcionistas, técnicos de laboratório, enfermeiros e outros. As aulas tiveram início nesta terça-feira (20) e seguem até o mês de junho.

Na abertura do curso, a chefe de divisão da Gerência da Pessoa com Deficiência do Recife, Dida Duque, reforçou a importância da parceria entre o órgão e a unidade de saúde. “As pessoas surdas têm a Libras para se comunicarem, mas acabam sofrendo bastante com a falta de acessibilidade comunicacional, sobretudo, em unidades de saúde, onde as pessoas estão bastante vulneráveis. O início desse curso, hoje, é um grande passo para garantirmos mais acolhimento e inclusão às pessoas com deficiência”, completou. 

O Curso Básico de Libras voltado para os profissionais do Hospital Eduardo Campos será ministrado pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos do Recife. A iniciativa propõe formar a equipe de saúde para garantir a independência e autonomia comunicacional dos pacientes que necessitam de serviços específicos para acessar o conteúdo por meio de intérpretes de Libras. Além disso, a formação irá proporcionar aos profissionais um atendimento mais humanizado e acessível. A formação iniciada nesta terça (20) continua pelos próximos três meses, uma vez por semana, sempre no turno da tarde, após o horário do expediente. Os profissionais receberão um certificado referente a 30 horas-aula. 

"Depois desse curso, além de disseminar a Língua Brasileira de Sinais, nosso objetivo é assegurar a comunicação com as pessoas surdas que buscam os nossos serviços, qualificando o acolhimento e atendimento dessa população", contou a enfermeira da Educação Permanente Jéssyka Chaves.

Desde 2014, quando se formou a primeira turma do Curso Básico de Libras promovido pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos do Recife, cerca de 145 pessoas já foram formadas pelo Curso Básico de Libras, além de pelo menos 200 outras pelas oficinas. Segundo o censo do IBGE 2010,  das 431.359 pessoas com deficiência no município do Recife, 5,52%  são pessoas surdas. Libras é a segunda língua oficializada no Brasil desde 2002, através da Lei nº 10.436/2002, e é a maneira mais recorrente de comunicação das pessoas com deficiência auditiva. 

HOSPITAL EDUARDO CAMPOS - Inaugurado no dia 1º de outubro de 2020, o Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa completou, no dia 1º de abril, seis meses de funcionamento. Neste período, a unidade atingiu a marca de 39 mil consultas, incluindo atendimentos médicos e demais especialidades de saúde. Além disso, já superou a marca de 146 mil exames realizados na área de Apoio ao Diagnóstico, entre laboratoriais e de imagem, incluindo ecocardiograma, eletrocardiograma, M.A.P.A, holter, ressonância magnética, ultrassonografia e tomografia. Já no bloco cirúrgico, onde são realizados procedimentos de pequeno porte, como retirada de pequenos tumores e outras lesões de pele, foram mais de 2.685 cirurgias eletivas realizadas.