Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 28.04.21 - 13h20

Compartilhando Saberes debate sobre a mobilidade das mulheres e o espaço público

 A partir desta edição, as participantes terão direito à certificação, através de parceria entre a Secretaria da Mulher do Recife e o Núcleo de Pesquisa Ação Mulher e Ciência, da UFRPE

 

A Secretaria da Mulher do Recife realiza nesta quinta-feira (29), às 16h30, em seu perfil oficial no YouTube, a segunda edição do Compartilhando Saberes, que vai debater o tema: Por onde as mulheres andam? Percursos e medos que limitam a experiência de mulheres no Centro do Recife. Para falar sobre o assunto, o programa vai receber a pesquisadora Lúcia de Andrade Siqueira. A mediação é da gerente-geral de Promoção da Cidadania e Direitos da Mulher, da Secretaria da Mulher, Ana Maria Magalhães. A novidade é que, a partir desta edição, as participantes terão direito a certificado.

A certificação será possível graças à parceria entre a Secretaria da Mulher e a Coordenação do Núcleo de Pesquisa Ação Mulher e Ciência (NPAMC), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). As duas instituições firmaram um acordo de cooperação mútua para divulgação dos trabalhos científicos desenvolvidos por mulheres no âmbito da academia.

Sobre as participantes

Lúcia de Andrade Siqueira - Arquiteta e urbanista, mestra do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano, da Universidade Federal de Pernambuco. Tem atuação profissional focada em Planejamento e Gestão Urbana, com experiência em planos e projetos na área de planejamento urbano e regional, plano e projeto de regularização fundiária e elaboração de legislações urbanísticas em diversos municípios de Pernambuco. Como gestora pública, coordenou a elaboração e implementação de projetos e programas de caráter multidisciplinar financiados por entidade internacional de fomento, com atenção especial na intervenção sobre áreas de baixa renda. Também desenvolve trabalhos de mobilização comunitária e planejamento urbano relacionado à prevenção situacional da violência. Atualmente, é arquiteta e urbanista da Cooperativa de Trabalho de Consultores e Assessores a Gestão Sócio Ambiental (Gênesis) e coordenadora de Projetos da ONG Rede Internacional de Ação Comunitária (Rede Interação).

Ana Magalhães - Socióloga, tem especialização em Gestão e Políticas Públicas pela FBV, é servidora do estado de Pernambuco à disposição da Prefeitura do Recife, onde já ocupou cargos de direção na Secretaria de Assistência Social, na Autarquia de Saneamento do Recife – Sanear, e na Secretaria de Meio Ambiente. Na Secretaria da Mulher, na gestão da secretária Cida Pedrosa, foi gerente de Desenvolvimento Sustentável para a Igualdade de Gênero e Gerente de Prevenção e Enfrentamento à Violência.  Ocupa hoje, na Secretaria da Mulher, o cargo de Gerente Geral de Promoção da Cidadania e Direitos da Mulher.