NOTÍCIAS

Covid-19 | 28.04.21 - 19h19

Recife vacina as primeiras trabalhadoras da Educação da cidade

img_alt

Prefeito João Campos acompanhou a vacinação simbólica das três primeiras profissionais beneficiadas nesta quarta (28). Novo grupo já começa a ser vacinado regularmente a partir desta quinta (29). (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

Com mais de 30 anos de sala de aula, Mirtes Ramos dos Santos, 53 , enfrentou há poucos dias uma das maiores dores de sua carreira como professora, quando perdeu um ex-aluno de apenas 14 anos para o novo coronavírus. Uma perda transformada em força para lutar por dias melhores. Mas nesta quarta-feira (28), a emoção foi diferente. Mirtes foi escolhida para ser a primeira trabalhadora da educação a ser vacinada contra a covid-19 no Recife. Além dela, a professora e gestora de Escola Ana Gláucia de Araújo, 43, e a auxiliar de serviços gerais Neilza Maria de Melo, 54, também receberam a primeira dose do imunizante. A vacinação simbólica das três profissionais foi acompanhada de perto pelo prefeito João Campos. 

“Eu sempre disse que se nós tivéssemos uma prioridade, seria priorizar a educação, os trabalhadores e trabalhadoras da educação. Infelizmente, o Brasil errou muito na estratégia tanto da vacinação quanto da condução da educação durante a pandemia. Nós temos a obrigação de defender a educação e fazer o que estiver ao nosso alcance para garantir que a gente possa dar condições dignas aos nossos jovens e crianças de ir para uma sala de aula e estudar”, disse João Campos. “A gente inicia hoje a vacinação com essas três pessoas de forma simbólica e amanhã já estará disponível para pessoas com 40 anos ou mais trabalhadores e trabalhadoras da educação básica da nossa cidade. É um passo importante. A única forma de vencermos e superarmos a pandemia é vacinando, defendendo a vacina, não medindo esforços para acelerar a cada dia”, completou. 

Mirtes faz parte do grupo 3 e atua na Creche João Eugênio, localizada na Iputinga. Ela é vencedora do prêmio Educador Nota 10 edição 2020, com um projeto focado na aprendizagem de crianças. “É uma emoção indescritível, a gente não tem nem como descrever, é só sentir. Agradeço a Deus, à equipe da prefeitura que correu atrás da vacinação não só para os professores, mas para quem vive no Recife. Fico comovida, pensando nos colegas que não tiveram essa oportunidade e muito feliz por todos que vão ter”, comemorou a professora.

Neilza completa 55 anos no próximo sábado, mas o presente chegou mais cedo. Ela, que está lotada na Escola Municipal Reitor João Alfredo desde 1984, onde atuou por muitos anos como merendeira e atualmente como auxiliar de serviços gerais, também foi imunizada nesta quarta-feira. “Foi uma alegria para mim tomar a vacina, não imaginava que eu tomaria agora. Para mim, parecia distante. Meu aniversário é sábado, ganhei o meu presente. E que presente lindo, maravilhoso”, celebrou. 

Terceira profissional vacinada, Ana Glaucia é gestora da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, localizada na Várzea. Ela representou a rede municipal de ensino do Recife em Abu Dhabi com um trabalho desenvolvido na Feira de Conhecimento na Escola Karla Patrícia, localizada no bairro de Boa Viagem, quando era professora da unidade de ensino. “Sonho com a abertura das escolas, as crianças dentro da escola e a gente voltando a fazer o que a gente faz muito bem, que é educação, seja pública, seja privada, de qualidade. Porque é através da educação que as nossas crianças terão um futuro melhor.”

Os trabalhadores com 40 anos ou mais que atuam em instituições da educação do ensino básico públicas da rede municipal, estadual e federal e também da rede privada do Recife poderão tomar a vacina contra covid-19 a partir desta quinta-feira (29).

O cadastro e o agendamento devem ser feitos através do site www.conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. No ato da marcação, os trabalhadores devem anexar, e apresentar, no dia agendado para vacinação, uma declaração no modelo disponibilizado pela Secretaria e assinada pelo responsável indicado pela sua instituição.