NOTÍCIAS

Planejamento Urbano | 01.09.15 - 14h48

Prefeito convoca população para discutir o Recife 500 anos

img_alt

Planejamento para a cidade daqui a 22 anos será trabalhado entre a sociedade civil e o poder público. Canais online de discussão já estão disponíveis para a população. (Foto: Marcos Pastich/ PCR)

 

A vida do cidadão do Recife em 2037, quando completa 500 anos. Discutir e planejar este processo são os objetivos do Plano Recife 500 Anos, que já vêm sendo trabalhados na sociedade desde 2013 e que foi tema de um evento na manhã desta terça-feira (1), no auditório do Banco Central. Com uma plateia constituída por grandes atores da sociedade e a população em geral, foram apresentados a metodologia de elaboração e os canais de participação popular. O prefeito Geraldo Julio apresentou o processo na perspectiva do poder público e aproveitou para convocar os recifenses a participar dessa construção coletiva.

" Queremos que o povo do Recife participe ativamente, porque isto não é um plano da Prefeitura do Recife. Isto é um plano dos recifenses para os recifenses”.

“Este ato de hoje é fundamental no engajamento da população para participar no processo de planejamento de longo prazo para o Recife. A partir de hoje, todo recifense deve influenciar permanentemente na elaboração do Plano do Recife 500 anos. Queremos que o povo do Recife participe ativamente, porque isto não é um plano da Prefeitura do Recife. Isto é um plano dos recifenses para os recifenses”, convocou Geraldo.

“No mundo inteiro, as cidades que conseguiram melhorar a qualidade de vida da sua população foi realizando planejamento de longo prazo, mudando suas prioridades no social, sustentabilidade, economia, ocupação urbana, entre outras coisas. É um projeto que começamos a fazer em 2013 e que hoje já estamos bastante avançados, com dados e comparativos com outras cidades. Agora estamos em uma fase da participação popular”, acrescentou.

A participação da sociedade, que fundamentará todo o processo, se dará a partir de seis canais de escuta. Entrevistas técnicas, pesquisas de opiniões, audiências públicas, grupos focais, pesquisas via internet e um canal aberto permanente via redes sociais. Para participar da construção do planejamento de futuro da cidade, os interessados em contribuir podem responder à pesquisa no site www.recife500anos.com.br ou provocar a equipe da Agência Recifense para Inovação e Estratégia (ARIES) através do email rec500@aries.org.br. Também é possível registrar suas sugestões, críticas ou questionamentos simplesmente postando nas redes sociais com as hash tags #REC500 e #SELIGAARIES.

Parte das pesquisas qualitativas já foram iniciadas e os estudos para elaboração do projeto também contarão com reuniões e audiências públicas com datas ainda a serem divulgadas. “A população pode e deve participar deste processo. Nós percebemos que não existe um plano para a cidade, mas que só é possível se existir um plano da cidade. Nós estamos abrindo estes canais de participação de toda a população para que exista a provocação e também chamar o projeto para perto. Aqui você pode colocar sua voz e preparar sua cidade na sua perspectiva”, explicou Guilherme Cavalcanti, diretor da ARIES.

Também foram apresentados alguns estudos preliminares sobre o Recife. Comparados os números do Recife com os de outras cidades e apresentadas algumas iniciativas que estão dando certo aqui e em outros lugares do mundo, para que essas experiências sirvam de referência na construção coletiva de uma estratégia para os próximos 22 anos da cidade. O Plano Recife 500 Anos é uma iniciativa pioneira entre poder público e sociedade organizada, e é promovida pela ARIES, que está incubada dentro do Núcleo de Gestão do Porto Digital por meio de um Contrato de Gestão estabelecido com a Prefeitura do Recife.

O RECIFE 500 ANOS - Uma das mais antigas capitais do Brasil, o Recife possui rico e diversificado patrimônio histórico e cultural. Ao mesmo tempo, algumas heranças do processo de ocupação urbana pesam fortemente sobre sua configuração atual. Coração de uma metrópole que se organiza a partir dele, as novas tendências desafiam a cidade a se reposicionar no contexto estadual e regional, considerando a integração do espaço metropolitano e das dimensões social, econômica e ambiental no território.

As diversas representações dos segmentos sociais e manifestações dos cidadãos apontam para um consenso sobre a necessidade de um projeto de futuro que reoriente o processo de desenvolvimento, promovendo uma mudança de curso desejada e inadiável. Para que este projeto seja viabilizado no tempo, precisa buscar sua legitimação como projeto da sociedade e não de um governo, sob pena de interrupção das intervenções em médio e longo prazo. Aproveitando o potencial mobilizador do aniversário de cinco séculos da cidade, o Recife 500 Anos propõe uma agenda ancorada no futuro, de maneira estratégica e estruturadora.

Com base nos insumos produzidos pelos estudos, parte-se para a elaboração de uma visão de futuro para o horizonte 2037. Aqui as aspirações sociais e as condicionantes técnicas serão consideradas e combinadas, resultando em um primeiro desenho urbano conceitual e seus desdobramentos em objetivos, metas e estratégias específicas para o Recife no curto e médio prazo a partir de uma carteira de projetos que redirecionarão o desenvolvimento da cidade.

A ARIES - O desafio de conduzir o processo de construção do Recife 500 Anos está sob os cuidados da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), por meio de um contrato de gestão firmado entre a Prefeitura do Recife e o Porto Digital. O trabalho está dividido em três etapas: desenvolvimento do Plano Recife 500 Anos; estruturação dessa nova governança que atuará como guardiã da estratégia de longo prazo; e a promoção de espaços de antecipação de futuro, experimentos que permitam ao recifense ter no tempo presente um vislumbre do que podemos construir para o futuro. Mais detalhes sobre o trabalho da ARIES no site www.aries.org.br.