NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 17.12.15 - 17h33

Guarda Municipal do Recife entra na luta contra o mosquito Aedes aegypti

img_alt

Nesta quinta-feira, (17), 30 agentes receberam capacitação e irão reforçar as vistorias realizadas pelos agentes de saúde ambiental e pelo Exército. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

A partir desse final de semana, a Guarda Municipal do Recife irá reforçar as ações de combate ao Aedes aegypti. Nesta quinta-feira (17), 30 agentes foram capacitados pela Secretaria de Saúde, para se integrarem ao trabalho de campo que já é realizado pelos agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) e pelos soldados do Exército. O treinamento aconteceu no Centro de Vigilância Ambiental (CVA), no bairro de Peixinhos.

Os agentes da Guarda Municipal atuarão, principalmente, em locais onde há casas fechadas, abandonadas e nas quais os moradores não autorizaram a entrada dos asaces. Nesse final de semana, o reforço será realizado durante mutirões nos bairros do Jordão e Nova Descoberta. Para o comandante da Guarda Municipal, Marcílio Domingos, o trabalho da corporação será fundamental. "Desde que o prefeito Geraldo Julio convocou as secretarias para se engajar, tivemos interesse em participar, pois os guardas já trabalham nas ruas, em contato com a população. Por isso estamos nos juntando aos esforços que já estão sendo feitos nesse momento de emergência". 

Para a secretária-executiva de Vigilância à Saúde, Cristiane Penaforte, o reforço da Guarda Municipal é muito bem-vindo. "Temos cerca de 670 mil imóveis na cidade e, mesmo com nossos agentes e o Exército nas ruas, é muito importante mobilizar outros setores. Com essa parceria, poderemos atingir não só um número maior de domicílios, como também naqueles em que temos mais dificuldade", explica.

Os agentes irão realizar vistorias nos imóveis e o tratamento adequado do potencial criadouro dos mosquitos Aedes aegypti, além de orientar a população. Nesta sexta-feira (18), um segundo grupo, formado por 20 agentes, também será capacitado. A expectativa do comando da corporação é que 100 servidores recebam o treinamento.