Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 29.01.16 - 20h39

Combate ao Aedes aegypti ganha reforço das equipes de esporte e lazer da PCR

img_alt

Caminhada no Alto Santa Terezinha marcou a entrada dos 300 profissionais do PELC e PST na luta contra o mosquito. (Foto: Cortesia)

 

O combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite os vírus causadores da dengue, chikungunya e zika, ganhou o reforço de cerca de 300 profissionais de esporte e lazer da Prefeitura do Recife. Eles atuam no Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC) e no Programa Segundo Tempo (PST), que juntos atendem cerca de 20 mil pessoas em toda a cidade, e passarão a atuar como agentes multiplicadores, disseminando informações e estimulando a participação da população. Para marcar o início do trabalho, centenas de instrutores, coordenadores e alunos do PELC e PST participaram, na manhã desta sexta (29), de uma grande caminhada no Alto Santa Terezinha.

Após se concentrarem no campo do Monarca, onde aconteceu "aulão" de frevo, os profissionais percorreram as ruas do bairro, distribuindo panfletos e conversando com os moradores. "É um dia de luta. O prefeito Geraldo Julio convocou todas as secretarias para trabalharem juntas no combate ao mosquito. Temos um número muito grande de crianças com microcefalia e o problema só pode ser combatido com uma mobilização intensa. Toda uma geração pode ser comprometida", conclamou o secretário de Esportes do Recife, George Braga. De acordo com ele, a capilaridade dos programas esportivos será muito importante no esforço contra o Aedes.

A comunidade também se uniu ao trabalho. "Estamos dando muita ênfase a esse assunto, porque todos precisam participar da mobilização. Não é um trabalho que pode ser feito individualmente. A luta é de toda a sociedade", destacou o vice-presidente da Associação de Moradores da Vila Monarca, Sandro José. Após receber o panfleto explicativo de um agente do PELC, a dona de casa Maria do Socorro Silva, 34 anos, garantiu que vai tomar cuidado em sua residência. "Muitas vezes a gente deixa água acumulada em algum lugar e não se dá conta de que aquilo é um foco do mosquito. Vou ficar atenta", promete. 

A atividade está inserida no Plano Emergencial de Enfrentamento ao Aedes aegypti, anunciado pelo prefeito Geraldo Julio em dezembro. Os profissionais de esporte e lazer da Prefeitura do Recife foram capacitados pela Secretaria de Saúde para reforçar o combate ao mosquito. Desde novembro de 2015, quando foi lançado o plano envolvendo 19 secretarias municipais, cerca de 6.300 profissionais da PCR passaram por capacitação. Com todas as parcerias feitas, incluindo igrejas, escolas públicas e privadas e outras organizações da sociedade, quase 3 mil pessoas tornaram-se multiplicadoras das informações de combate ao mosquito. Mais de 379 mil panfletos já foram distribuídos em toda a cidade.

PROGRAMAS - O PELC-Recife é aberto ao público em geral e oferece um total de 28 modalidades esportivas. Com a contratação de mais de 300 profissionais, o PELC cresceu 500% no Recife e passou de 9 para 45 núcleos. Qualquer pessoa a partir de seis anos pode se inscrever, incluindo idosos e pessoas com deficiência. Já o Programa Segundo Tempo (PST) é voltado para os alunos da escolas municipais aumentou o atendimento  em mais de 100%, passando de 45 para 94 núcleos. Sempre no contraturno escolar, são oferecidas modalidades como futebol, futsal, basquete, handebol, vôlei, atletismo, badminton e lutas.