Secretaria de Saneamento

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 04.08.16 - 15h27

Projeto Jogo Limpo beneficia moradores do habitacional Beira Rio

Ação, que oferece nova oportunidade de geração de renda, é uma parceria entre a Secretaria de Saneamento e o Santa Cruz Futebol Clube

 

Uma parceria entre a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Saneamento, o Santa Cruz Futebol Clube e a Diagonal Empreendimentos e Gestão de Negócios está levando aos moradores do Conjunto Beira Rio, no bairro do Arruda, uma nova oportunidade de geração de renda. Sete coletores estão participando de forma experimental, desde o mês de abril, de um projeto de coleta seletiva dentro da casa do time tricolor pernambucano, denominado Projeto Jogo Limpo. A ação será lançada no próximo domingo (7), durante o jogo Santa Cruz X São Paulo, às 16h15, dez minutos antes da partida pelo Campeonato Brasileiro. O Conjunto Beira Rio faz parte do programa de saneamento integrado PAC Beberibe, executado pela pasta, e foi entregue à população em 2014.

Devidamente uniformizados e equipados com luvas no modelo 3/4 e botas (Equipamentos de Proteção Individual, EPI), os sete coletores conseguem recolher 300kg de materiais reciclados, em média, por partida. Latinhas, garrafas pet e plásticos folha são coletados de cinco bares localizados dentro do estádio em dias de jogos contra os times rivais.

Com uma parceria já feita com uma loja de compra e venda de sucatas, também no bairro do Arruda, os participantes conseguem arrecadar entre R$85 e R$180 por semana. “Através do PAC Beberibe, entregamos as moradias para essas famílias, mas pensamos além. Procuramos uma solução para a geração de renda. Uma forma de ajudá-los a viver”, disse o secretário de Saneamento do Recife, Alberto Feitosa. Segundo informações obtidas do próprio clube, em partidas de porte médio, que reúnem um público entre 30 mil e 40 mil torcedores, é gerada uma quantidade de resíduos que leva até 96 horas para serem recolhidos. Com o trabalho dos coletores, o tempo de limpeza do estádio caiu para 24 horas.

Além de beneficiar os moradores locais e fortalecer o vínculo entre o clube e a comunidade, o projeto tem o objetivo de proporcionar a mudança de atitude de funcionários, gestores e torcedores em relação ao lixo com a instalação de containers e coletores plásticos. O presidente do Santa Cruz, Alírio Moraes, enfatizou a importância do projeto e a integração da comunidade com o clube: “O Santa Cruz é mais do que um clube de futebol, é um clube que nasceu com a vocação de se tornar o time da inclusão. Por isso, procuramos a Prefeitura do Recife para estabelecer essa parceria que transforma o lixo gerado pela nossa torcida em renda para a comunidade”, afirmou.

NOVA FASE – Em busca de parcerias com empresas privadas, o projeto ainda almeja disponibilizar aos coletores: bags personalizadas para o transporte interno do lixo reciclável e uma prensa para redução do volume gerado pelas latinhas. A Secretaria de Saneamento pretende estender a ação para os outros clubes da capital, beneficiando as comunidades que ficam localizadas em seus entornos.