Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 04.08.16 - 19h32

Ilha de Deus recebe oficina de arborização da SMAS nesta sexta (5)

 

Moradores da Ilha de Deus, no bairro da Imbiribeira, vão aprender a tornar a comunidade mais verde durante Oficina de Arborização ministrada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (SMAS) nesta sexta-feira (5). Das 9h às 12h, receberão capacitação para plantar e cuidar de espécies de mangue, plantas medicinais e temperos que melhor se comportam no clima e na salinidade do solo local.

A iniciativa partiu das entidades Caranguejo Uçá, Centro Educacional Saber Viver e Associações de Pescadores e de Despolpadoras, que externaram a necessidade de levar mais verde para a Ilha de Deus. Analistas e técnicos da SMAS ajudarão a localizar as áreas com mais potencial para os plantios, de acordo com as necessidades dos moradores e seguindo os critérios do Manual de Arborização Urbana do Recife.

“Também iremos proporcionar informação que permita que os próprios moradores realizem o cultivo, a manutenção e a gestão das plantas de maneira adequada”, destaca a chefe do setor de arborização da SMAS, Adriane Mendes. 

Cajueiros, pitangueiras e araçás, explica Adriane Mendes, estão entre as árvores frutíferas que se adaptam bem a solos mais salinos, como os das áreas de mangue da Ilha de Deus. Já plantas medicinais como a babosa, o agrião e o alecrim não toleram tanta salinidade, mas podem ser semeadas em zonas mais distanciadas do mangue na comunidade.