NOTÍCIAS

Limpeza Urbana | 01.01.22 - 15h31

Mutirão de limpeza no Pátio do Carmo

img_alt

O prefeito do Recife esteve no Pátio do Carmo e na Basílica, vistoriou a ação de limpeza no local. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

 

Neste dia 1º de janeiro de 2022, o prefeito João Campos acompanhou o primeiro mutirão de limpeza do ano no Pátio do Carmo no bairro de Santo Antônio, entrou na Basílica de Nossa Senhora do Carmo para pedir as bênçãos da padroeira da cidade para o Recife e deixou uma mensagem de fé e esperança aos munícipes. Em seguida, percorreu algumas vias da área central do Recife como a Avenida Dantas Barreto e visitou o Pátio de São Pedro. A ação de limpeza foi realizada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e integra o eixo de zeladoria do Recentro, programa para revitalização do Centro lançado em novembro pelo prefeito.

 

Dia 1º de janeiro e a gente está aqui no Pátio Carmo acompanhando o primeiro mutirão de limpeza da nossa cidade. Aqui a gente firma um compromisso que 2022 vai ser um ano de muito trabalho, muita realização, a gente acompanha o mutirão mas claro que também vou entrar na igreja para rezar e pedir proteção a Deus e a benção de Nossa Senhora do Carmo, a nossa padroeira, para que 2022 seja um ano de muitas realizações, muito trabalho, de oportunidade, de emprego e de renda para a nossa cidade. Com dedicação e com afinco, a gente vai trabalhar todos os dias para colocar o Recife sempre no caminho certo. Então que vocês tenham um 2022 de muitas realizações, de paz e de saúde. E que o Recife siga gerando oportunidade e construindo vida”, comentou o gestor municipal. 

 

O Pátio do Carmo passou por varrição e lavagem.  A ação envolveu uma equipe de 10 trabalhadores na varrição e um caminhão pipa com oito trabalhadores na lavagem do piso. Durante o serviço, foram utilizados 8 mil litros de água com detergente. Normalmente, a limpeza do Pátio do Carmo é realizada diariamente em três turnos: manhã, tarde e noite. Já a coleta de lixo acontece também todos os dias à noite.

 

PROGRAMA RECENTRO - Coração econômico, histórico e cultural do Recife, os bairros do centro da cidade convivem com a movimentação do comércio, com a inovação do parque tecnológico e agitada vida cultural, mas também com os desafios construídos ao longo de muitos anos. Para pensar o desenvolvimento dessa área de maneira integrada e explorar toda sua potencialidade, a Prefeitura do Recife lançou, em novembro de 2021, o Programa Recentro. A iniciativa prevê um grande plano de manutenção, de cuidado, de incentivos fiscais para os bairros do Recife, Santo Antônio e São José e é baseado em quatro eixos de ação. 

 

Um eixo visa a concessão de incentivos fiscais de IPTU e ITBI para novas construções e reformas em imóveis situados nos bairros contemplados pelo Programa. Outro braço do Recentro é a redução da alíquota de ISS para algumas atividades econômicas que atuam nos territórios. Outro ponto é o reforço na vocação da área central para a inovação e tecnologia, com o fortalecimento do apoio ao Porto Digital e a criação de um laboratório a céu aberto para iniciativas inovadoras e a ampliação dos investimentos públicos nos bairros.