Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 01.02.16 - 17h21

Parabéns para o Frevo na terça-feira de Carnaval

img_alt

No dia do Frevo, Agremiações recebem placas de homenagem ao ilustre aniversariante (Foto: Arquivo/PCR)

 

O dia do filho mais nobre dos ritmos pernambucanos exige comemoração. Uma ação promovida pela Prefeitura do Recife irá celebrar o Dia do Frevo, que completa mais um carnaval em 9 fevereiro deste ano. Nesta data especial, as vinte agremiações que passarem em frente ao Paço do Frevo, também aniversariante do dia, receberão a Placa Evandro Rabello, como homenagem ao ritmo que embala os carnavais do Recife há 109 anos.

A placa recebe o nome de Evandro Rabello, devido aos serviços prestados do carnavalesco ao frevo pernambucano. Nascido em 7 de setembro de 1935, em Aliança, Zona da Mata Pernambucana, Evandro rabello foi um estudioso das mais diversas manifestações da cultura popular. Em 1990, através de um intenso trabalho de pesquisa, constatou que a palavra “frevo” foi publicada pela primeira vez na imprensa, numa notinha sobre um ensaio dos Empalhadores do Feitosa, no Jornal Pequeno, no dia 9 de fevereiro de 1907. Constava no repertório do clube uma marcha com título: O frevo. A descoberta oficializou a data como o marco zero do Frevo, que se tornou centenário em 2007.

PATRIMÔNIO – Em 5 de dezembro de 2012, o Frevo recebeu um dos seus maiores presentes. Em cerimônia realizada em Paris, a Unesco conferiu a esta forma de expressão artística pernambucana, o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade. O Frevo já tinha no seu currículo o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, ganho em 2007, no ano de seu centenário. Os prêmios só reforçam a importância do Frevo, como expressão viva da cultura popular do Recife, do Brasil e do mundo.

PAÇO DO FREVO – A casa do Frevo em Recife também está fazendo aniversário e merece todas as honras, por abrigar um rico acervo que conta a história do ritmo. Inaugurado em 9 de fevereiro de 2014, o Paço do Frevo é um espaço dedicado à difusão, pesquisa, lazer e muito mais. Lá tem escola de dança, de música, exposições, um centro de documentação com histórias, personalidades, memórias, que revelam as origens do Frevo. O Paço está de braços abertos para receber os visitantes e comemorar mais um ano de existência.

Todos os anos a Prefeitura do Recife presta sua homenagem ao ritmo, genuinamente pernambucano. Ele comanda as multidões durante a Festa de Momo. Ele já é um centenário, veterano na arte de alegrar o folião. Viva o Frevo!