Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 01.02.18 - 12h47

A Secretaria da Mulher do Recife promove campanha para arrecadar kits de higiene para meninas das Casas Internação do Recife

O material higiênico será trocado pela camisa do bloco Nem com uma Flor conhecido por conscientizar a sociedade pelo combate à violência contra a mulher

 

Além de endossar a luta pelo fim do assédio contra as mulheres no Carnaval, a Secretaria da Mulher do Recife promove uma campanha para arrecadar kits de higiene para as adolescentes das Casas de Internação Provisória e das Casas de Semiliberdade do Recife. Os artigos de higiene serão trocados pela camisa do bloco carnavalesco Nem com uma Flor, adornada com o desenho da artista plástica Dani Acioli. Os foliões devem doar um absorvente e dois sabonetes no dia 5 de fevereiro, das 9h às 18h, no Centro de Tecnologia, Educação e Cidadania (Cetec), onde funcionava o Colégio Nóbrega, na Avenida Oliveira Lima, 824, bairro da Soledade. Um kit dá direito a uma camisa.

O Nem com uma Flor é um bloco carnavalesco que luta pelo fim da violência contra as mulheres.A agremiação desfila pelas ruas do Recife Antigo na quinta-feira (8) pré-carnavalesca, a partir das 15h, com saída da Praça do Arsenal. O evento será animado pela Orquestra 100% Mulher, Maracatu Baque Mulher e a boneca gigante A Linda da Tarde. Não haverá distribuição de camisa no cortejo. As homenageadas deste ano são as ativistas Vera Baroni e Maria Isabel Araújo junto com a primeira vereadora do Recife, Júlia Santiago ( in memoriam).

 

HOMENAGEADAS

 

Vera Baroni - ativista na defesa dos direitos humanos, racismo e luta das mulheres. Integrante da Articulação de Mulheres Negras Brasileiras – AMNB e da Rede de Mulheres de Terreiro, Vera está inserida no contexto da luta popular.

Maria Isabel de Araújo - é servidora pública e ativista nos direitos da mulher, com foco na visibilidade de mulheres da terceira idade. Participa da organização de Velha Guarda de Areias. Atualmente, trabalha como volunta´ria na Rede Feminina Estadual de Combate ao Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer de Pernambuco.

Júlia Santiago - Primeira mulher a ocupar um assento na Câmara Municipal do Recife, em 1947. Filha de camponeses, ela nasceu em São Lourenço da Mata, em novembro de 1917. Militante comunista, ajudou a fundar o Sindicato da Fiação e Tecelagem de Pernambuco e ingressou no Círculo Operário Católico do Recife. Vanguardista, defendeu que homens e mulheres deveriam ter tempos de serviço diferentes para se aposentar, alegando que o trabalho doméstico se constituía numa jornada dupla para elas. Falecida em 1988, Júlia Santiago deixou um grande legado às mulheres: seu exemplo de luta, coragem, consciência acerca dos direitos da classe trabalhadora e inconformismo diante das injustiças e desigualdades sociais.