NOTÍCIAS

| 01.03.15 - 15h19

Vacinação contra HPV começa nesta segunda-feira (2)

Este ano, o público-alvo será de meninas com idade entre 9 e 11 anos

Começa nesta segunda-feira (2) a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV). Este ano, a vacina será aplicada em meninas que têm entre 9 e 11 anos, e estará disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (incluindo as Upinhas 24h e Dia) e Policlínicas da Secretaria de Saúde do Recife. A imunização também será realizada nas escolas públicas e privadas da capital. Deverão ser vacinadas pelo menos 80% do público-alvo, formado por 34.211 adolescentes.

A segunda e a terceira dose serão aplicadas a partir de setembro deste ano e março de 2020, respectivamente. As adolescentes de 11 a 13 anos que não receberam a 2ª dose no ano passado poderão ser vacinadas também a partir desta segunda-feira. É preciso levar cartão de vacinação, cartão do SUS e documento de identidade.

De acordo com a coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Recife, é muito raro a vacina provocar reações, além dos comuns, como dor local, cefaleia e febre em menor incidência. Em 2014, a primeira dose foi aplicada em 38.941 adolescentes – ultrapassando a meta estipulada, que era de 34.156. Apenas 39% do grupo prioritário procuraram as unidades para receber a segunda dose da vacina. A Secretaria de Saúde do Recife alerta que, para garantir a proteção, deve ser completado o ciclo de três doses.

Proteção – A vacina quadrivalente garante proteção contra quatro tipos de vírus, além de prevenir infecções, e, consequentemente, o câncer de colo do útero – terceira principal causa de morte entre mulheres no Brasil.