NOTÍCIAS

| 01.04.11 - 11h42

Semana Marcas da Memória de Pernambuco encerra com eventos intermunicipais

Atividades acontecem no Recife, Vitória de Santo Antão e Itapetim

Por Marcos da Silva

Até a próxima segunda-feira (4), nas cidades do Recife, Vitória de Santo Antão e Itapetim, acontece a Semana Marcas da Memória de Pernambuco. O evento traz à tona, para os mais velhos, os familiares dos que sofreram perseguição política e os sobreviventes do Governo Militar, o debate; e aos mais novos, a descoberta de uma fase sinistra da história do Brasil, com diversas atividades alusivas à época.

Neste sábado (2), a partir das 10h, a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo, e uma equipe da Secretaria, do Governo de Pernambuco e da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, visitarão o Memorial do Engenho Galiléia, na cidade de Vitória de Santo Antão, onde está um acervo documental das Ligas Camponesas. A visita tem o intuito de continuar o diagnóstico das condições do acervo, que se iniciou em março em 2009 e dar suporte ao Memorial do Engenho.

Já na segunda-feira (4), as atividades da Semana Marcas da Memória de Pernambuco se encerram às 15h40, com os representantes das três esferas governamentais indo ao município de Itapetim, no sertão pernambucano, para inaugurar uma praça em homenagem ao militante João Leonardo da Silva Rocha (Zé Careca), que viveu no município como camponês de 1971 a 1974. João era baiano e tinha 36 anos quando desapareceu, em 4 de novembro de 1974.

Anos de Chumbo – Durante a Ditadura Militar, a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC) do Recife, Amparo Araújo, foi considerada uma subversiva pelo Governo. Por conta disto, Amparo teve a família retaliada. O marido, Luís José da Cunha foi assassinado em julho de 1973 e seu corpo só pôde ser enterrado em setembro de 2006. O irmão, Luís Almeida Araújo está desaparecido desde junho de 1971 e seu corpo ainda não foi localizado.

A Semana está sendo emocionante em função do que representa para o Estado e o Brasil. O projeto envolve os três poderes do governo: federal, estadual e municipal. Hoje, o presidente da Comissão da Anistia, Paulo Abrão, entregou a minha Certidão de Anistia e pediu-me desculpas públicas pelo que aconteceu comigo e com a minha família durante o Governo Militar. Antes, eu só tinha um exemplar do Diário Oficial da União (DOU), de 29 de junho de 2006”, assegurou Amparo Araújo.

Ainda segundo Amparo, a Semana garante a preservação da memória, “porque um povo que não tem memória, não tem identidade”, acentua.

Programação teatral - No Teatro Apolo está em cartaz até domingo (3), sempre às 20h, com entrada franca, A Filha da Anistia, produzido pela Caros Amigos Cia de Teatro, Cooperativa Paulista de Teatro, em parceria com o Projeto Marcas da Memória, da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. A peça conta a história de uma jovem que procura o pai que nunca conheceu e se depara com um jogo de mentiras e omissões, criadas nos anos de chumbo do Brasil. Após o espetáculo estão sendo realizados debates com a participação do público, elenco e convidados locais que vivenciaram a resistência à ditadura pós Golpe de Estado de 1964. Os debates são organizados pela curadoria do Núcleo de Preservação da Memória Política.

Serviço:
Semana Marcas da Memória de Pernambuco
Atividades em Recife, Vitória de Santo Antão e Itapetim
Até 4 de abril

A Filha da Anistia
Teatro Apolo
Rua do Apolo, 121
Bairro do Recife – Recife - PE
Telefone: (81) 3355-3320
Até domingo (3), às 20h, entrada franca