Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 01.04.16 - 19h49

Secretaria de Educação do Recife debate autismo na semana do Movimento Abril Azul

img_alt

Exibição de filmes, aulas de robótica para autistas e simpósio marcam programação do Mês da Conscientização do Autismo. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Para marcar o Dia Mundial da  Conscientização  do  Autismo, comemorado neste sábado (2), a Secretaria de Educação do Recife preparou uma programação especial para a semana que marca o início do Movimento Abril Azul. De segunda (4) a sexta (8), haverá exibição de filmes, aulas de robótica específica para os estudantes autistas, simpósio sobre o assunto e entrega de 500 tablets com o software Livox, que auxiliará o desenvolvimento da fala dos alunos autistas e outros estudantes da Educação Especial.

A iniciativa faz parte da proposta de inclusão pedagógica da Secretaria de Educação, que conta com 276 estudantes autistas matriculados na rede municipal. Na segunda e na terça (5), serão exibidos filmes sobre o transtorno do espectro autista seguidos de debates no Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania (Cetec), na Boa Vista. No primeiro dia, os alunos da rede municipal assistirão a curtas das 9h às 14h. Já na terça, será exibido um longa às 14h - esta última exibição será aberta ao público.

O ponto alto da programação é a quarta-feira (6), às 14h, quando serão entregues, na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife (Efaer) Professor Paulo Freire, na Madalena, 500 tablets com o software Livox. Duzentos e sessenta alunos com autismo e paralisia cerebral que têm dificuldade na fala levarão os tablets com o Livox para casa, para que o equipamento facilite a comunicação com os familiares, alunos e professores. Outros 240 tablets com Livox serão entregues para as 98 escolas que têm salas de recursos multifuncionais, que é onde os professores especializados em Educação Especial atendem individualmente os alunos com deficiência, no contraturno das aulas a que eles assistem nas turmas regulares, com os demais estudantes.

O aplicativo, disponível para Android, tem catálogos de palavras e imagens que são reproduzidas em áudio quando são selecionadas ou digitadas. Os usuários podem relatar emoções, indicar que querem comer, selecionar desenhos, filmes, jogos e músicas. O Livox é testado por um aluno da rede municipal de forma experimental desde 2014. No dia da entrega dos tablets, haverá palestra do analista de sistemas e empresário Carlos Pereira, o pernambucano que desenvolveu o software em 2011, a partir da necessidade dele se comunicar melhor com a filha, Clara Costa Pereira, 8 anos, que tem paralisia cerebral. 

Na quinta-feira (7), o foco da programação serão as aulas de robótica específicas para os estudantes autistas, em duas escolas municipais, com o objetivo de estimular a socialização. Os alunos autistas matriculados na rede municipal de ensino do Recife começaram a ter aula de robótica humanoide direcionada especificamente a eles há um ano, com o objetivo de estimular o desenvolvimento da comunicação e concentração.  

Para encerrar a programação, será realizado o 1º Simpósio sobre Transtorno do Espectro Autista, na tarde da sexta-feira, na Efaer Paulo Freire.Haverá palestras, abertas ao público, das professoras Elisângela Maria Gomes, especialista em Saúde Mental com ênfase em Transtorno do Desenvolvimento; Ana Cláudia Prazeres, que também é assistente social e especialista em Desenvolvimento Humano, Atendimento Educacional Especializado e Educação Inclusiva; e Neuma Silva de Siqueira, que também é psicóloga  e especialista em Psicopedagogia e em Atendimento Educacional Especializado. O simpósio é aberto ao público. 

 

Programação:

 

Segunda (04/04)

Exibição de curtas e sensibilização dos estudantes da rede municipal

Horário: Das 9h às 14h

Local: No Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania (Cetec), na Rua Oliveira Lima, n° 824, Boa Vista (antigo Colégio Nóbrega).

 

Terça (05/04)

Exibição de filme seguida de debate. Aberto ao público

Horário: 14h

Local: Cetec

 

Quarta (06/04)

Entrega de tablets com Livox para estudantes da rede municipal e para as escolas

Horário: 14h

Local: Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife (Efaer) Professor Paulo Freire, na Rua Real da Torre, n° 299, Madalena.

 

Quinta (07/06)

Aulas de robótica para alunos autistas

Horário: Manhã e tarde

Local: Duas escolas municipais a definir

 

Sexta (08/04)

1º Simpósio sobre Transtorno do Espectro Autista

Horário: 13h30 às 17h30
Local: Efaer Paulo Freire