Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 01.05.22 - 11h18

Prefeitura do Recife vacina mais de 11,8 mil pessoas durante Dia D de imunização contra gripe e sarampo

img_alt

Ao longo do dia, mais de 150 salas de vacina e dois postos volantes ficaram abertos para receber os recifenses. (Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife)


Neste sábado (30), a Prefeitura do Recife realizou o Dia D de vacinação contra gripe e sarampo. O balanço parcial indicava que, até pouco antes de finalizar o dia, tinham sido vacinadas 11.873 pessoas, entre crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde do município. A abertura do evento aconteceu na Upinha Dr. Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição, Zona Norte da cidade. Além dela, outra mais de 150 unidades de saúde e dois postos volantes (um no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, e outro no Sítio Trindade, em Casa Amarela) também estiveram abertos para imunizar a população.

A secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, reforçou a importância de a população aderir às campanhas de vacinação. “Fizemos esse grande Dia D para chamar a atenção das pessoas para a imunização. No início deste ano, tivemos uma epidemia de influenza que sobrecarregou as nossas unidades de saúde e mesmo quem se vacinou no ano passado e faz parte dos grupos prioritários deve tomar a vacina este ano de novo, já este é um novo imunizante. A vacina contra o sarampo também é muito importante porque protege também contra outras duas doenças. As pessoas mais novas não conviveram com o sarampo, a rubéola e a caxumba e não sabem a gravidade dessas doenças. Esses vírus ainda existem, fazem pessoas adoecerem e as vacinas são a forma mais eficaz de proteção contra isso”, reforçou.

É importante destacar que a nova vacina contra gripe já inclui a proteção contra a cepa do vírus H3N2 (Darwin), que recentemente teve forte circulação no país, causando uma epidemia. O imunizante também contempla outras duas cepas da influenza: H1N1 e o tipo B. Já a vacina contra o sarampo é a tríplice viral, e também é eficaz contra a caxumba e a rubéola. 

O motorista Geraldo de Araújo, 66 anos, foi um dos idosos que aproveitaram o Dia D de vacinação para se imunizar. “É muito importante que todas as pessoas se vacinem pra evitar uma situação como aquela que a gente teve no início do ano. Todos os anos, desde que comecei a fazer parte do grupo prioritário, eu venho tomar a minha vacina contra a gripe, me sinto muito mais seguro, com menos risco de adoecer”, comentou o idoso. 

Para quem não conseguiu comparecer às unidades de saúde neste sábado (30), a vacinação contra gripe e sarampo continua nas mais de 150 salas de vacina da Secretaria de Saúde do Recife, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Na próxima terça-feira (3), novos grupos também poderão se imunizar contra a gripe: gestantes e puérperas, professores das redes de ensino pública e privada, pessoas com comorbidades, entre outros públicos.

Uma vez que as campanhas de vacinação contra gripe e sarampo acontecem ao mesmo tempo da vacinação contra a covid-19, é importante destacar que não há nenhum tipo de restrição na imunização para os adultos e idosos.

DOCUMENTOS – Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). Parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização. Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho.

INFLUENZA – Também conhecida como gripe, a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade no mundo todo, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções expelidas das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar, ou pelo contato das mãos.

SARAMPO – O sarampo é uma doença infectocontagiosa transmitida através de secreções das vias respiratórias, como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. Os sintomas começam a se manifestar entre dez e 12 dias depois do contágio e duram entre sete a dez dias, podendo levar à morte.

 

ASSUNTOS: