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Cultura | 01.06.11 - 16h58

Confira o ranking das empresas mais reclamadas no mês de maio

O Procon-Recife registrou 196 queixas clientes para buscar reparar irregularidades em compras e adesão de contratos com empresas e serviços.

O Procon-Recife divulgou, nesta quarta-feira (1), a lista das empresas que mais descumpriram o Código de Defesa do Consumidor (CDC), durante o mês de maio. De acordo com os registros, foram verificadas 196 queixas de clientes contra 13 empresas. No ranking das 10 mais reclamadas, em primeiro lugar aparece a loja Eletro Shopping com o registro de 28 queixas. Em segundo lugar, a operadora OI (21 queixas) e em terceiro a loja de serviços Cell Point e a empresa Samsung (20 queixas cada). A lista continua com a LG (18 queixas), Hiper Card (17), Lojas Insinuante (16), Bompreço (13), Carrefour (11) e Banco do Brasil (9). Encerrando a lista, a CCE e o Banco BNL (Itaú) com o registro de oito reclamações, cada.

As queixas vão desde descumprimento de obrigações contratuais, troca de produtos com defeito de fabricação, juros abusivos, má prestação de serviço e revisão de contratos, entre outras demandas. Para facilitar o registro das reclamações, os consumidores devem comparecer ao serviço com cópias dos contratos, carnês, faturas ou outros documentos que comprovem as irregularidades cometidas pelas empresas. As ocorrências geram o agendamento das audiências de conciliação, onde consumidores e representantes das empresas reclamadas buscam os acordos.

O Procon-Recife também dispõe atendimento para orientações e informações pelos telefones 3355.3282 ou 0800.281.1311. Os consumidores podem se dirigir ao serviço que funciona na rua Carlos Porto Carreiro, 156, Boa Vista, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. A divulgação do ranking mensal, com as empresas que estão desrespeitando o Código de Defesa do Consumidor é feita no site da PCR, sempre no início de cada mês.