NOTÍCIAS

Cultura | 01.06.11 - 17h34

Operação Inverno 2011

Com o lançamento, serão intensificadas as atividades contínuas e integradas de preparação da cidade para o período chuvoso. Entre os trabalhos que serão reforçados estão a varredura em áreas de risco, limpeza de canais e canaletas, ações educativas e serviços de manutenção. No Rio Morno, a ação de limpeza contará com dez funcionários, seis caminhões e uma escavadeira. Durante 30 dias, será realizada a remoção de detritos de vários trechos do rio para garantir o escoamento das águas e evitar transbordamentos. A mesma ação beneficiará, ao todo, 66 canais.

O trabalho desenvolvido pela Prefeitura do Recife, através do programa Guarda-chuva, resultou na redução de mais de sete mil pontos de risco na cidade, o que tornou mais segura a vida de quem mora nas áreas de morro. Desde a criação do programa até hoje, a Prefeitura investiu mais de R$ 395 milhões em ações de defesa civil permanente; urbanização, controle e fiscalização de áreas de risco; manutenção de escadarias e muros de arrimo; manutenção e retificação dos sistemas de micro e macrodrenagem. Este ano, a Prefeitura antecipou em dois meses o planejamento voltado à preparação da cidade para o período de chuvas, procurando definir com antecedência as prioridades e ações, reafirmando o caráter preventivo do trabalho desenvolvido pela gestão nessa área.

De janeiro até o dia 23 de março deste ano, foram registradas 2.240 ocorrências no Recife. Foram 1.095 solicitações de lona, 1.011 solicitações de vistorias, 93 deslizamentos de barreira e 23 árvores em risco. Foram registrados ainda danos em 12 residências e em seis muros. Neste mesmo período, a Codecir realizou 2.837 vistorias e colocou aproximadamente 207 mil m2 de lonas plásticas. Foram realizados ainda 1.516 atendimentos nas regionais. O telefone da Defesa Civil para atendimento à população é o 0800-081.3400.

Este ano, as ações de demolição e sinalização continuarão nos casos em que seja necessário. Todos os locais que tiverem imóveis demolidos por conta do risco receberão placas informando a proibição de construir e ocupar a área. Durante o período da Operação Inverno 2010, foram demolidas cerca de 80 casas. Por orientação do prefeito João da Costa, todos os locais correspondentes a esses imóveis foram sinalizados sobre os riscos.

O trabalho preventivo e permanente nos morros, por meio do Programa Guarda-Chuva, integra diversas secretarias e órgãos da Prefeitura do Recife. Participam das ações a Empresa de Urbanização do Recife (URB), o Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc), a Guarda Municipal, a Companhia de Trânsito e Transporte (CTTU), a Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Dircon, Secretaria de Direitos Humanos e a Coordenadoria de Orçamento Participativo e Participação Popular.