NOTÍCIAS

Cultura | 01.06.11 - 18h38

Prefeitura do Recife inicia obras para conter alagamentos no Espinheiro

É a segunda intervenção iniciada em vinte dias para solucionar pontos críticos de drenagem no Recife

A Prefeitura do Recife inicia, na manhã desta quinta-feira (02), mais uma obra para combater os alagamentos na Cidade. Desta vez, a intervenção prevê a substituição das tubulações por um sistema de drenagem com maior capacidade de escoamento nas ruas Samuel Campelo e Teles Júnior, no Espinheiro. A execução do projeto de drenagem receberá investimento municipal de R$ 566 mil e tem prazo de conclusão previsto para setembro deste ano.

Antes de realizar a obra, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) fez um estudo técnico na área formada pelas ruas 48, Samuel Campelo, Teles Júnior e a avenida Santos Dumont. A avaliação detectou que o alagamento na área é provocado por dois fatores: a baixa altura da localidade em relação ao nível do mar e as dimensões das tubulações inadequadas para o escoamento das águas. Para solucionar o problema, a equipe de engenharia da Emlurb realizou um projeto que investe na ampliação da rede de drenagem.

Assim, a obra, primeiramente, promoverá escavações para verificar se existem redes irregulares de telefonia ou internet obstruindo a passagem das águas. Em seguida, serão trocados os canos antigos de dimensões inadequadas para área, por um sistema de drenagem com maior vazão. Dessa forma, a tubulação de galerias atual, que possui 60 cm de diâmetro, será removida para a implantação de uma canaleta com 1 m de largura por 90 cm de altura no corredor formado pelas ruas Samuel Campelo e Teles Júnior até atingir o cruzamento com a avenida Santos Dumont.

Como se trata de um ponto baixo da Cidade já seria natural a dificuldade de drenagem, mas nossos estudos detectaram um problema mais grave relacionado à capacidade de escoamento das galerias. Com a ampliação da rede de drenagem, queremos resolver o problema dos alagamentos naquela área, ressalta o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Vital.

Como a obra acontecerá ao longo de uma faixa de circulação de veículos, será necessário o estreitamento de pista. Por isso, no início dos trabalhos, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) designou agentes para orientar os condutores e monitorar o trânsito na área a fim de agilizar o fluxo de veículos.

Obras - Além da intervenção no Espinheiro, a Prefeitura do Recife está investindo cerca de R$ 1,7 milhão numa obra para conter alagamentos no cruzamento da Caxangá com a BR-101. Ainda serão desenvolvidas, neste ano, outras cinco ações para solucionar pontos críticos de drenagem. Na avenida Agamenon Magalhães, serão implantadas bombas elétricas para forçar o escoamento das águas. Também será melhorada a drenagem da avenida Mascarenhas de Morais (Imbiribeira), da comunidade do Bode (Pina) e das ruas Conde D'Eu e Princesa Isabel (ambas na Boa Vista).