NOTÍCIAS

Cultura | 01.06.11 - 15h40

Reluz

As intervenções físicas do Reluz foram iniciadas em dezembro de 2010. Ao todo, serão realizadas a troca de 61.681 pontos de luz por equipamentos mais econômicos e de melhor potencial de luminosidade. Os novos equipamentos possuem aspectos que diminuem os gastos com manutenção e consumo de energia. Isso porque as lâmpadas possuem maior vida útil, potência menor e peças menos expostas aos efeitos danosos do tempo. Com isso, a Prefeitura pretende reduzir a conta de energia do município em até 40%, ou seja, 24 mil megawatts-hora por ano. Essa economia ainda propiciará à Prefeitura recuperar o investimento do Reluz num prazo de seis anos.

Outro objetivo traçado pelo programa é ajudar no combate à violência em áreas com altos índices de criminalidade. Para tanto, a Prefeitura instalará os equipamentos com maior luminosidade em localidades indicadas por estudos elaborados pela Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Atlas de Desenvolvimento Humano do Recife e estatísticas de homicídios na cidade.

Para implementar o programa, o Governo Municipal obteve financiamento de R$ 26,8 milhões junto à Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF/Eletrobrás). Este valor equivale a 75% dos custos do programa, ou seja, o máximo de investimento permitido pelo Governo Federal.