NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 01.06.15 - 17h20

​​​​Recife tem programação especial para comemorar a Semana do Meio Ambiente

img_alt

De quinta (04) a domingo (07), haverá oficinas, trilhas especiais no Jardim Botânico, exibição de filme, lançamento de cordéis, palestras, coleta de lixo eletrônico e plantio de árvores. (Foto: Irandi Souza/ PCR)

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura do Recife realizará uma série de atividades com o objetivo de chamar a atenção para aquela que é a responsável pela existência de toda a vida na terra: a natureza. De quinta-feira (04) até domingo (07), a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) promoverá oficinas, lançamento de cordéis ambientais, sessão de filme, trilhas especiais na mata, palestras, coleta de lixo eletrônico e o plantio de árvores. A programação tem como principais palcos o Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte, e o Jardim Botânico (JBR), no Curado.

A abertura acontecerá, às 9h30, com o lançamento de uma coletânea de cordéis ecológicos no JBR. Ao todo, são 11 publicações que abordam temas como resíduos sólidos, sustentabilidade, unidades protegidas, rios e entre outros. O material será usado pelo programa de educação ambiental desenvolvido nas escolas públicas. Na mesma ocasião, será firmada uma nova parceria com a Unicap. A universidade desenvolverá o edital do 2º Desafio EcoRecife, um concurso para games ambientais. Nesta edição, uma das novidades é que o valor do prêmio será dobrado, passando de R$ 30 mil para R$ 60 mil.

“A Semana do Meio Ambiente é um momento para as pessoas voltarem os olhares à natureza e pensar como podem contribuir para a preservação dela. Por isso, preparamos uma ampla programação com atividades destinadas a crianças, jovens e até adultos. Acredito que informar e educar são as principais chaves para garantir o futuro do planeta e das próximas gerações”, disse a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa, lembrando que, no mesmo dia, à tarde, acontece o seminário "A Política Municipal de Educação Ambiental do Recife"¸ no auditório do Shopping RioMar, no Pina.

Para a criançada, também haverá novas brincadeiras desde o primeiro dia das comemorações. No Jardim Botânico, será realizada a trilha chamada “Lenda das Matas”. Trata-se de um passeio especial com os visitantes dentro área verde acompanhado por personagens do folclore popular ligado à natureza. Essa trilha acontecerá até o domingo, com saída sempre às 10h30. No espaço educativo do Parque da Jaqueira, haverá contação de histórias, jogos e esquetes teatrais. Tudo aberto para o público.

Já na sexta-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, a partir das 8h, a SMAS dará início ao plantio de árvores em vias da Iputinga. A ação contemplará as ruas São Mateus, Quintino Galhardo, Monsenhor Ferreira Lima, Avenida Jornalista Cavalcanti Passidônio Bastos, Cesário Campelo, entre outras. Estudantes de escolas municipais também participam de um plantio mudas no JBR, às 9h30. Ainda na sexta, o Econúcleo Jaqueira promoverá, pela manhã, uma oficina de modelagem com argila aberta ao público. E à tarde, as crianças participarão de jogos interativos junto com a turma Mangue e Tal.

Cineambiental - No final de semana, o destaque vai para o cineambiental que acontecerá na Jaqueira. Sábado, às 18h, será exibido o documentário “Lixo extraordinário”, dirigido por João Jardim, Lucy Walker e Karen Harley, que conta a história de um projeto social com catadores no lixão de Gramacho, em Duque de Caxias (RJ). Após a sessão, haverá um debate do público com Tião Santos, um dos protagonistas do filme.

Ainda no parque, durante os últimos dois dias de comemoração, acontecerão brincadeiras, dança circular, Reike, oficina de instrumentos de percussão de material reciclado, apresentação da Cia de Dança "Ciganos de Luz" e um cortejo ambiental, com recital de poesias. No Jardim Botânico, está prevista uma oficina gratuita de jardinagem, no sábado, e a palestra "As ervas e o Sagrado", no domingo, com Vera Barone e Elizabete Godinho.

Lixo eletrônico – De quinta (04) até domingo (07), a SMAS colocará coletores para receber resíduos de informática tanto no Econúcleo Jaqueira como no Jardim Botânico. A campanha, que acontece em parceria com a Pernambuco Verde, visa incentivar o descarte correto deste tipo de lixo, uma vez que a tecnologia avança cada vez mais rápida e encurta o tempo de renovação dos equipamentos nas casas e nas empresas. Podem ser entregues materiais como computadores, notebooks, monitores, estabilizadores, entre outros.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Dia 4 - QUINTA-FEIRA

Local: Jardim Botânico do Recife
9h30 - Abertura das comemorações da Semana do Meio Ambiente

· Lançamento da Coletânea Ambiental de Cordéis

· Assinatura do Termo de Cooperação Técnica com a UNICAP para a 2ª Edição do Desafio EcoRecife

· Assinatura do Decreto de Criação do COMEA- Comitê Municipal de Educação Ambiental

10h30- Trilha ambiental "Lendas da Mata"

Local: Econúcleo Jaqueira
9h às 17h - Jogos digitais, contação de histórias e esquetes teatrais

Local: Auditório do Instituto JCPM - Shopping Rio Mar
14h às 17h - Seminário "A Política Municipal de Educação Ambiental do Recife"
(Inscrições pelo email cidadaniaambiental@recife.pe.gov.br)

Dia 5 - SEXTA-FEIRA

Local: Bairro Iputinga
8h - Plantio de árvores nas Ruas São Mateus; Quintino Galhardo, Monsenhor Ferreira Lima, Av. Jornalista Cavalcanti Passidônio Bastos e Rua Cesário Campelo

Local: Jardim Botânico do Recife
9h30 - Plantio de árvores, com participação de escolas municipais
10h30 - Trilha ambiental "Lendas da Mata"

Local: Econúcleo Jaqueira
9 às 17h - Oficinas de modelagem com argila, jogos digitais, contação de histórias e jogos teatrais.

Local: Rua da Aurora/Rua Capitão Lima
20h - Récita Ambiental de Cordéis

Dia 6 - SÁBADO

Local: Jardim Botânico do Recife
9h30 - Oficinas de jardinagem
10h30 - Trilha ambiental "Lendas da Mata"

Local: Econúcleo Jaqueira
9 às 17h - Jogos digitais e contação de histórias
10h30 - Dança circular e Reike
14 às 18h - Exposição da Associação Parque Dois Irmãos
18h - CineAmbiental: "Lixo extraordinário", seguido de debate com a presença de Tião Santos, um dos protagonistas do documentário.


Dia 7 - DOMINGO

Local: Jardim Botânico do Recife
10h30 - Trilha ambiental "Lendas da Mata"
11h - Palestra: "As ervas e o Sagrado", com Vera Barone e Elizabete Godinho

Local: Econúcleo Jaqueira
9 às 15h30 - Jogos digitais e contação de histórias
10h30 - Oficina de instrumentos de percussão de material reciclável
15h30 - Apresentação da Cia de Dança "Ciganos de Luz"
16h30 - Cortejo ambiental e poesia itinerante na Jaqueira

Download da programação