Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 01.06.17 - 11h06

Secretaria de Educação promove ação integrativa entre estudantes e famílias

img_alt

Pais e alunos da rede municipal do Recife participaram de oficinas com jogos educativos de raciocínio lógico (Foto: Rauni Muniz/Divulgação)

 

Na tarde da última terça-feira (30), a Secretaria de Educação do Recife realizou o evento Multiculturalidade com oficinas de jogos de raciocínio lógico, do Programa MenteInovadora, da empresa Mind Lab, voltadas para os estudantes da educação infantil, dos anos iniciais do Ensino Fundamental e para os pais. O encontro tem o objetivo de promover a integração e interação da família com as atividades realizadas com as crianças. 

Em dois espaços do Teatro Luiz Mendonça, localizado no Parque Dona Lindu, 30 estudantes do grupo 5 da Educação Infantil  e do 1º ano do Ensino Fundamental, das Creches-escolas Bernard Van Leer e Brasília Teimosa e das Escolas Municipais Edite Braga e Professor Manoel Braga participaram de oficinas com os jogos educativos “A Hora do Rush” e “Sapinho”. No auditório, pelo menos um responsável da família por cada criança, participou de uma sensibilização com a equipe da Mind Lab.

Na ocasião, aproximadamente 45 responsáveis que estavam presentes conheceram os jogos educativos utilizados na escola, aproximando os pais da realidade vivenciada por seus filhos nas unidades de ensino e permitindo que eles interajam com as atividades vivenciadas por eles. Para Renata Jatobá, gerente geral de alfabetização e letramento, educação infantil e anos iniciais, os jogos permitem que as crianças, desde a educação infantil, promovam a autonomia do pensamento. “Os jogos possibilitam que os estudantes elaborem estratégias para chegar a um objetivo e promovem uma competição construtiva que faz o estudante trabalhar em equipe”, avaliou.

Silvana Cardoso, coordenadora pedagógica regional da Mind Lab, explicou que os jogos estimulam o raciocínio lógico, a interação social, o desenvolvimento cognitivo. “Por meio dos jogos de raciocínio as crianças desenvolvem habilidades que fazem links com conteúdos presentes nas matrizes curriculares”, disse. Patrícia Maria de Barros, mãe de João Lucas, 6 anos, estudante da E.M. Edite Braga, aprovou os jogos. “Pelo que vi aqui os jogos realmente fazem as crianças pensarem sobre um objetivo. Para meu filho é muito bom trabalhar em equipe porque ele é tímido e o jogo faz com que ele socialize com outras crianças”, comemorou.

O encontro terminou com uma apresentação cultural realizada pelos estudantes e professores da E. M. Creuza de Freitas. Os alunos encenaram sobre a Revolução Pernambucana, tema do ano letivo. Eles também fizeram a primeira apresentação do “Festival Recife Canta, Conta e Dança: 200 anos da Revolução”, contando a história da revolução em ritmo de embolada.

MenteInovadora - Os jogos de raciocínio do programa MenteInovadora atingem todas as 36 escolas com turmas de Anos Finais do Ensino Fundamental, beneficiando 23 mil alunos. Para Renata Jatobá, o programa proporciona inovação na educação. “Esta também é uma nova oportunidade para os professores, que dispõem de mais uma ferramenta para uma aula mais dinâmica”, concluiu.