Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 01.06.18 - 16h56

PCR promove curso de Formação de Instrutores para servidores da CTTU

 
Agentes e servidores da CTTU participam de capacitação que acontece a partir desta segunda-feira (4) e vai até a sexta-feira (8), das 13h às 17h, na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores do Recife Paulo Freire
 
 
A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) promove, a partir desta segunda-feira (4), um curso de Formação de Instrutores, ministrado pela Escola de Governo da Prefeitura do Recife (EGPCR), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão de Pessoas. A iniciativa, que segue até a sexta-feira (8), faz parte do Programa de Educação para o Trânsito da Autarquia e ainda conta com a parceria da Secretaria de Educação do Recife.  O treinamento tem como público-alvo agentes e servidores da CTTU, e acontece na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores do Recife Paulo Freire, no bairro da Madalena, das 13h às 17h.

Além de contemplar a capacitação dos servidores, o curso tem como objetivo formar um grupo de instrutores para atuar na formação de novos agentes de trânsito e transporte e na atualização dos que já atuam na função. Com as aulas, os participantes irão ampliar conhecimentos, desenvolver habilidades e fortalecer atitudes que garantam a interação e o domínio em sala, proporcionando a eficácia do processo ensino-aprendizagem. O conteúdo programático do curso conta com temas como: Procedimentos da instrutoria (formulários específicos da EGPCR); Pilares da Educação; Planejamento; Competências do Facilitador; Postura Profissional; Fatores de Qualidade na Aprendizagem; Importância do feedback.

Para a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a inciativa cria um núcleo de formação dentro da própria empresa. "A partir desta capacitação, contaremos com uma equipe de instrutores experientes que poderão unir conhecimentos práticos e teóricos para garantir uma formação continuada de agentes de trânsito e transporte, garantindo, assim, uma melhor prestação de serviço à população recifense", disse. 

A realização do curso de Formação de Instrutores, foi uma solicitação da CTTU à Escola de Governo da Prefeitura do Recife, cuja proposta é desenvolver e aperfeiçoar servidores para que possam atuar junto à Escola. A iniciativa pretende capacitar agentes de trânsito e transporte e demais funcionários da Autarquia para aturarem no Curso de Agente de Trânsito, cursos de atualização e demais formações promovidas pelo órgão, conforme prevê a Portaria de nº 94 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que institui a capacitação para profissionais que executem as atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento nos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito.

ESCOLA DE GOVERNO - Vinculada à Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão de Pessoas, a Escola de Governo da Prefeitura do Recife (EGPCR) tem por finalidade desenvolver a permanente capacitação dos servidores municipais. A Escola implementa atividades em diversas áreas voltadas à ampliação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades específicas. Com capacitação profissional, o servidor tem à sua disposição um instrumento para se atualizar, trocar experiências e aprimorar o desempenho de suas funções. Quando se tratar de capacitações abertas, o servidor interessado em participar deve preencher a inscrição no portal escoladegoverno.recife.pe.gov.br.