Secretaria de Saneamento

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 01.06.18 - 16h44

Prefeitura do Recife promove cursos de artes na comunidade da Mangueira

Objetivo da ação é sensibilizar os moradores sobre a importância de manter a cidade limpa

 

A Capacitação em Educação Sanitária e Ambiental, promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saneamento, chega à sua segunda fase com atividades educativas gratuitas voltadas para os moradores do bairro da Mangueira, na zona Oeste. Nesta nova etapa, será realizado um curso para empreendedores – trabalhos artísticos produzidos com o reaproveitamento de materiais –, além de uma apresentação de teatro relacionada ao tema. A ação acontecerá da segunda (4) até a sexta-feira (8).

O objetivo do programa é estimular, de forma lúdica, a sensibilização dos moradores sobre a importância de manter a cidade limpa. O curso acontecerá nos três primeiros dias, no Centro Espírita Paulo de Tasso (Rua Alexandre Selva, 102), e vai explicar como a reutilização de materiais descartáveis pode ser importante para a preservação do meio ambiente e do sistema de esgotamento sanitário. Na ocasião, serão utilizadas garrafas pets para confeccionar objetos que podem ser reaproveitados nas residências da comunidade.

Já as apresentações de teatro serão realizadas nos dois últimos dias, na Escola Estadual Pintor Lauro Vilares (Rua Clarice Lispector, nº 150, Roda de Fogo). Com o tema “Meio ambiente, responsabilidade de todos nós”, o roteiro busca vivenciar os problemas ambientais da comunidade e a importância de sua preservação. Neste caso, participarão alunos do 9º ano com 15 a 17 anos de idade.

O projeto foi posto em prática após a equipe social da Secretaria de Saneamento do Recife fazer um mapeamento dos pontos críticos de lixo, além de ruas com maior quantidade de obstruções no sistema de esgotamento sanitário. A proposta é diminuir esses dados negativos, promovendo uma mudança de realidade na vida dos moradores.

A segunda fase da Capacitação em Educação Sanitária e Ambiental está sendo executada através de uma emenda parlamentar do deputado federal Kaio Maniçoba, no valor de R$ 1,5 milhão. Desta vez, além da Mangueira, serão contempladas as comunidades de Santo Amaro, Chié, Ilha de Joaneiro, Santa Terezinha, Roda de Fogo e Santa Luzia. Na primeira fase, foram realizadas atividades educativas nas escolas do bairro da Mustardinha.