Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 01.06.21 - 16h52

Recife lança Protocolo de Atenção ao Pré-Natal, Parto e Puerpério

O documento tem como objetivo padronizar conceitos, condutas e fluxos assistenciais para os profissionais de saúde da rede municipal com relação aos cuidados das mulheres durante o pré-natal, parto e puerpério.
 

A partir de agora, os profissionais de saúde da rede municipal do Recife que atuam na assistência às mulheres antes e depois da gestação contam com um documento para nortear e padronizar o acompanhamento das pacientes. Trata-se do Protocolo de Atenção Básica do Recife: Atenção ao Pré-Natal, Parto e Puerpério, lançado na noite desta segunda-feira (31), pela Secretaria de Saúde, durante seminário em alusão ao Dia Mundial pela Saúde da Mulher, celebrado no último dia 28 de maio.

O seminário abordou o tema “Boas Práticas de Atenção ao Pré-Natal, Parto e Puerpério na Atenção Básica” e foi conduzido pela enfermeira obstetra Geane Nário. A atividade contou ainda com a participação da secretária Executiva de Atenção Básica do Recife, Juliana Martins; da coordenadora da Política de Atenção à Saúde da Mulher do Recife, Mariana Seabra, e da gerente da Secretaria Executiva de Regulação, Média e Alta Complexidade, Erica Siqueira.

Esse documento será uma espécie de guia de bolso para os profissionais da Atenção Básica do município e estará disponível de forma online para que a população também possa conhecê-lo, neste link: https://bit.ly/34C3IYt. O Protocolo tem como objetivo padronizar conceitos, condutas e fluxos assistenciais para os profissionais de saúde da rede municipal com relação aos cuidados das mulheres durante o pré-natal, parto e puerpério.  Ao implantar esse Protocolo, será possível avaliar e contribuir para a melhoria da qualidade da atenção à saúde da mulher, incluindo a atenção obstétrica.

“Para além dos avanços da assistência materna e infantil em todos os pontos da rede, é fundamental reduzir as cesáreas desnecessárias, entre outras medidas, para a melhoria da assistência às mulheres do Recife. Esse protocolo deve auxiliar nesse caminhar, fortalecendo as boas práticas e contribuindo para redução da morbimortalidade por causas preveníveis e evitáveis, com enfoque não apenas para a mulher, mas também para a família e a comunidade”, destaca a coordenadora da Política de Atenção à Saúde da Mulher do Recife, Mariana Seabra.

Entre os pontos abordados no protocolo, estão as atribuições e condutas de cada profissional de saúde; direitos reprodutivos da mulher/gestante; avaliação pré-concepcional; instruções para melhorar a captação precoce da gestante na Atenção Básica e sistematização da consulta pré-natal. Também serão tratados assuntos como períodos clínicos de trabalho de parto; casos em que cesarianas são indicadas; plano de parto da gestante; instruções sobre aleitamento materno; e questões relacionadas ao puerpério, como complicações que podem acontecer e formas de contracepção nesse período.