NOTÍCIAS

| 01.07.11 - 14h22

João da Costa participa da abertura da XII Fenearte

O evento é o maior do segmento na América Latina

O prefeito do Recife, João da Costa, prestigiou, nesta sexta-feira (1º), a abertura da XII Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que acontece no Centro de Convenções, até o dia 10 de julho. O evento é o segundo maior do segmento na América Latina e, nesta edição, conta com mais de cinco mil expositores entre artesãos de Pernambuco, do Brasil e de 35 países, numa área de 29 mil m².
[flickrslideshow acct_name="recifeweb" id="72157626969414179"]
O Recife sempre participa dessa feira de artesanato, que é a maior da América Latina, e vem contribuindo para o sucesso da mesma, que tem como destaque a arte popular, com os artesãos mantendo a tradição da cultura do povo de Pernambuco. É um evento importante, pois atrai também muitos turistas para a Cidade, servindo de porta de entrada, além da participação dos artistas e da movimentação econômica que gera para o Município”, ressaltou o prefeito.

João da Costa foi recepcionado pelo vice-prefeito, Milton Coelho, e pelo prefeito de Olinda, Renildo Calheiros. Além deles, também estiveram presentes os secretários municipais Renato L (Cultura) e André Campos (Turismo); o governador de Pernambuco, Eduardo Campos; a primeira-dama do Estado, Renata Campos; o senador Humberto Costa, e várias personalidades políticas municipais e do Estado.

Na ocasião, o prefeito pode conhecer o Espaço Interferência Janete Costa, em companhia de Eduardo Campos e da primeira-dama, Renata Campos. O local apresenta um loft projetado especialmente para mostrar o olhar contemporâneo sobre o uso de objetos com referências populares, sem perder de vista a beleza e a funcionalidade. “Este ano, inauguramos a galeria de arte Janete Costa (situada no Parque Dona Lindu), em homenagem a uma das grandes incentivadoras da arte popular na decoração de ambientes”, informou o gestor municipal.

Participação – A Prefeitura do Recife está participando da feira, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife, que selecionou cinco representantes de grupos que trabalham com arte e 13 artesãos individuais para a Fenearte. Os artigos ficarão expostos em um estande de 9m². As peças produzidas pelos artistas que estiverem ausentes, permanecerão expostas no local. Foram montados três grupos que se revezarão durante o evento.

Além disso, 23 artesãs da Rede de Mulheres Tecendo a Economia Popular e Solidária, da Secretaria Especial da Mulher do Recife, também participam da XII Feira Nacional de Negócios e Artesanato de Pernambuco. Com o objetivo de combater a degradação do meio ambiente, as artesãs produziram sacolas de tecido que servirão para as embalagens dos artigos expostos, evitando assim as plásticas que são prejudiciais à natureza. Dentre os produtos que serão comercializados pelas artistas estão sandálias, camisas customizadas, bijuterias, pesos para portas, além de peças de crochê.