NOTÍCIAS

| 01.07.11 - 15h03

Prefeito João da Costa anuncia a outorga definitiva da Rádio Frei Caneca à cidade do Recife

Com a aprovação pelo Ministério das Comunicações do projeto técnico elaborado pela gestão municipal, a emissora educativa e cultural será implantada em até seis meses

O prefeito do Recife, João da Costa, anunciou, na manhã desta sexta-feira (1º), em seu gabinete (9º andar da sede da Prefeitura), a outorga definitiva pelo Ministério das Comunicações que concede a Rádio Frei Caneca à cidade do Recife. Durante o ato, o prefeito falou sobre a satisfação de concretizar um sonho de muitos recifenses idealizado pelo vereador Liberato Costa Júnior, em 1960, pela Lei Municipal nº 6511/60. O gestor ainda assinou portaria que estabelece o grupo de trabalho para acompanhar a instalação da rádio e afirmou o compromisso de efetivar o seu funcionamento em até seis meses.

A aprovação do projeto técnico da emissora de caráter educativo e cultural, concedida à Prefeitura do Recife, foi publicada no Diário Oficial da União no dia 24 de junho, o que finaliza o processo de outorga solicitado ao Ministério das Comunicações, em 2009, pela gestão municipal. “Este é um momento gratificante para a gente. É uma satisfação concluir uma luta de 50 anos pela Rádio Frei Caneca, um projeto do vereador Liberato Costa Júnior, que passou meia década sem vê-lo concretizado”, afirmou o prefeito.

A programação da Rádio Frei Caneca deverá privilegiar a música pernambucana em toda a sua diversidade; divulgar o calendário cultural do Recife; preservar a memória da música pernambucana; promover o diálogo com o melhor da música nacional e internacional; veicular campanhas educativas e de utilidade pública e noticiário com prestação de serviços à sociedade.

Participaram do ato o secretário de Cultura, Renato L; a presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Luciana Félix; o secretário de Comunicação, Eric Carrazzoni; o deputado federal Fernando Ferro e os vereadores Francismar Pontes e Liberato Costa Júnior, que fez um discurso emocionado. “O Recife precisa de amor. A rádio vai divulgar e valorizar nossa cultura, a nossa história, os nossos costumes. A Frei Caneca vai dominar os céus do Recife”, exaltou o vereador.

O secretário de cultura, Renato L, também expressou felicidade pelo momento vivenciado: “Hoje é um dia histórico para o Recife. Depois de 50 anos, a cidade conquista a Rádio Frei Caneca, agora com processo de outorga concluído pelo Ministério das Comunicações”. O secretário ressaltou ainda o empenho do prefeito João da Costa em acelerar a tramitação do processo no Ministério das Comunicações e no Congresso Nacional, e agradeceu aos deputados Fernando Ferro e Maurício Rands e ao senador Humberto Costa, que contribuíram na empreitada.

O secretário de Coordenação Política de Governo, Henrique Leite; a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo; e a secretária Especial de Relações com a Imprensa, Ceça Britto; acompanharam o anúncio.

A classe artística também marcou presença. Claudionor Germano, Siba, Karynna Spinelli, Kleber Magrão (Cascabulho), Publius Lentulus, Zé da Flauta, Terezinha do Acordeon e os maestros Osman Giuseppe Gioia, Nenéu Liberalquino e Ademir Araújo foram alguns dos que prestigiaram o momento.

INSTALAÇÃO - O projeto técnico da Rádio Frei Caneca estabelece antena transmissora de 30 metros, que será instalada no Centro Social Urbano (CSU) Afrânio Godoy, no Alto Santa Terezinha, Zona Norte do Recife, o que permitirá que o sinal da rádio chegue com qualidade em todo o Recife pelo dial 101,5 FM. O local de instalação da antena já tem autorização do Comando Aéreo da Aeronáutica. Já os estúdios da rádio serão instalados em um conjunto de salas no 6º andar do Edifício Guararapes, na Avenida Dantas Barreto, doado pelo Ministério da Fazenda à municipalidade.

Entre as próximas medidas que serão tomadas para o efetivo funcionamento, estão o início do processo licitatório para compra dos equipamentos e o estabelecimento de canais de diálogo com diversas representações da sociedade civil, como o Fórum Temático de Cultura do Orçamento Participativo e o Conselho Municipal de Política Cultural, para discussão do modelo de gestão e do funcionamento da rádio pública.

TRAJETÓRIA - A Rádio Frei Caneca está prevista na Lei Orgânica do Recife e na Lei Municipal de Cultura. A implantação da rádio-emissora foi aprovada em plenária do Fórum Temático de Cultura do Orçamento Participativo e em diversas conferências de cultura. No início da sua gestão, João da Costa se empenhou em acelerar os trâmites burocráticos, junto às bancadas da Câmara Federal e do Senado, nas diversas etapas do processo de outorga da rádio pelo Ministério das Comunicações

Criada em 1960, pela Lei Municipal nº 6511/60, de autoria do vereador Liberato Costa Júnior, a Rádio Frei Caneca teve sua implementação como promessa de diversos governos que não conseguiram tirá-la do papel. Nos anos 90, a partir da iniciativa de artistas e produtores culturais, a rádio voltou a fazer parte da agenda dos governos municipal e federal e da sociedade civil. Após 50 anos, finalmente o Recife ganha sua primeira rádio pública, um sonho que será concretizado ainda em 2011.