NOTÍCIAS

Cultura | 01.07.11 - 20h26

Secretário participa do III Fórum das Cidades-sede da Copa

Evento acontecerá em 12 cidades brasileiras e reúne autoridades para discutir detalhes do Mundial

Por Marcos da Silva

O secretário Extraordinário da Copa, Amir Schvartz, participou, esta semana, no Hotel Deville, em Cuiabá (MT), do III Fórum das Cidades-sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014, que reúne representantes das 12 localidades que abrigarão o evento. Todas as cidades brasileiras terão encontro similar. Até o momento, Salvador e Belo Horizonte debateram o Mundial.

Em Cuiabá, foram discutidas as necessidades de interlocução com o Comitê Organizador Local (COI); a contratação da certificação ambiental em conjunto para minimizar os custos para as cidades-sede; os detalhes do sorteio das eliminatórias da Copa, que acontecerá em 30 de julho, no Rio de Janeiro; e a quantidade de senhas, que foi considerada pequena, permitindo apenas o acesso de 12 pessoas, incluindo a presença do prefeito e da primeira-dama.

Estamos pleiteando o aumento no número de senhas para as pessoas das cidades-sede. Outra proposta é que o Programa de Voluntariado fique sob a nossa responsabilidade. No seminário que houve, a FIFA (Federação Internacional de Futebol) decidiu que a responsabilidade seria dela. Entendemos que com a escolha dos voluntários por nossa conta, poderemos priorizar a qualificação dos moradores destas cidades”, acentuou Amir Schvartz.

Eliminatórias – Times de cinco zonas de eliminatórias (África, Ásia, Europa, América do Norte, Central e Caribe e Oceania), somando 166 associações se enfrentarão nas Eliminatórias da Copa. Apenas 31 vagas estão disponíveis para a Copa do Mundo da FIFA 2014, que será realizada no Brasil, entre junho e julho de 2014.

No dia 12 de agosto, na cidade de São Paulo acontecerá o IV Fórum das Cidades-sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014. Ainda este ano, a data será decidida no encontro de São Paulo. O Rio de Janeiro receberá o Fórum. Solicitamos que o primeiro Fórum do próximo ano seja no Recife”, finalizou o secretário Amir Schvartz.