NOTÍCIAS

| 01.07.15 - 18h07

Mamógrafo móvel: equipamento vai percorrer 26 localidades do Recife em julho

img_alt

Em cada unidade de saúde são distribuídas 80 fichas para a realização dos exames. (Foto: Inaldo Lins/ArquivoPCR)

 

Até o fim deste mês, o caminhão equipado com mamógrafo vai percorrer 26 localidades do Recife, realizando exames preventivos em mulheres com idade entre 50 e 69 anos - faixa etária considerada de risco pelo Ministério da Saúde. O caminhão passa uma semana em cada Distrito Sanitário, visitando uma unidade por dia. A expectativa é que cerca de 1.400 pacientes sejam atendidas.

Em cada unidade de saúde são distribuídas 80 fichas para a realização dos exames. As usuárias deverão apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e um documento de identidade. Os resultados são entregues em até 15 dias, na mesma unidade onde fizeram o exame. Se necessário, a paciente será orientada e encaminhada para fazer o tratamento.

A mamografia é um exame de avaliação das mamas, feita com um aparelho de raio-x. Pode identificar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como nódulos, ou calcificações. Estudos de um centro de pesquisa americano apontaram que a mamografia regular pode reduzir em 30% as mortes do câncer de mama.

Clique e confira a programação para o mês de julho.