NOTÍCIAS

| 01.07.15 - 08h54

População recebe nova unidade de saúde na Cohab

img_alt

Upinha Dia recebeu investimento de R$ 1,1 milhão e atenderá cerca de 10,8 mil pessoas. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

Prefeito Geraldo Julio realizou a entrega da Upinha Dia UR-4/UR-5

A população do Recife recebeu na noite desta terça-feira (30) mais uma unidade de saúde no novo padrão de atendimento e infraestrutura ofertado pela Prefeitura. A Upinha Dia Desembargador José Manoel de Freitas UR-4/UR-5, na Cohab, foi aberta para atendimento aos moradores da região onde funcionava o antigo posto de Unidade de Saúde da Família (USF). A nova Upinha tem uma área construída maior do que a do antigo USF e recebeu investimento total de R$ 1,1 milhão. O prefeito Geraldo Julio participou da solenidade de entrega do equipamento.

“A unidade que existia aqui não tinha nenhuma condição de fazer um atendimento adequado à população. Ela foi totalmente derrubada e uma nova unidade foi construída para dar atendimento digno e de qualidade. A estrutura foi pensada para agradar a população que será atendida, mas também para todas as equipes que vão trabalhar aqui”, destacou o prefeito Geraldo Julio.

"Ela foi totalmente derrubada e uma nova unidade foi construída para dar atendimento digno e de qualidade".

O prédio que abrigava a antiga unidade, devido às precárias condições estruturais encontradas, terminou sendo totalmente demolido e uma nova estrutura foi erguida com o padrão de Upinha Dia. O prefeito fez questão de frisar que a unidade, mesmo tendo sido erguida do zero, teve o nome mantido. O ex-governador Joaquim Francisco, bisneto do Desembargador Manoel Freitas, também compareceu ao evento. “Foi uma justa homenagem feita pelo povo do Recife há alguns anos e não podíamos ter mudado”, disse Geraldo.

A unidade conta com locais para coletas laboratoriais, atendimentos clínicos, exames preventivos, marcações para especialidades, pré-natal e puericultura, além de trabalhos de grupos e ações educativas. A população estava muito feliz com a qualidade da unidade entregue pela Prefeitura do Recife. Para o morador do Ibura, Abel Filho, a estrutura da Upinha não deixa a desejar em nada.

“Eu frequentava o posto antigo e aquela unidade estava acabada. Foi a melhor ideia não ter reformado e sim feito um novo prédio. A unidade era mal iluminada, com infiltração, estava caindo”, revelou Abel. A Upinha Dia UR-4/UR-5 atenderá a uma população de aproximadamente 10,8 mil pessoas, que contará com três equipes de Saúde da Família - cada uma com um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um odontólogo, um técnico em saúde bucal, seis agentes comunitários de saúde (ACS) e três agentes de saúde ambiental.

Para o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, a população do Ibura será atendida em uma unidade de saúde de alto padrão, além de receber um atendimento mais humanizado. “Estamos oferecendo aqui o melhor para quem mais precisa. É uma obra em que cada detalhe é pensado desde o planejamento, como a mobilidade, ambientes, mobília, climatização, informatização, entre outros pontos. Essa qualidade representa um ambiente necessário para um atendimento com dignidade”, pontuou.

Além da sala de vacinação e consultórios, a unidade também passou a disponibilizar serviços que não eram oferecidos antes, como sala para acolhimento, nebulização, curativos e pequenos procedimentos, contanto ainda com espaço de apoio para os agentes comunitários de saúde, agentes ambientais e às equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

HISTÓRICO – Desde 2010, com a desocupação do antigo prédio onde funcionava a USF, as equipes foram acomodadas em uma casa alugada na Rua Barbara Heliodora, UR-5, com espaços inadequados para as atividades de uma unidade de saúde. Quando assumiu a Prefeitura, o prefeito ordenou que fossem feitas obras de melhorias na Associação dos Moradores de Vila das Crianças, até que a Upinha Dia fosse concluída, atendendo a uma antiga reivindicação da comunidade.

UPINHAS – Em 2014, três Upinhas 24h foram entregues: a Dr. Moacyr André Gomes, Casa Amarela, a Professor Dr. Hélio Mendonça, no Córrego do Jenipapo, e Dra. Fernanda Wanderley, na Linha do Tiro. Com elas, foi inaugurado um novo padrão do serviço de Saúde da Família, com atendimento estendido, das 7h às 19h, e urgência 24h. Em breve será entregue a quarta Upinha 24h, na Bomba do Hemetério. Já a primeira Upinha Dia, a Bongi/Novo-Prado, foi entregue em dezembro de 2013. Em setembro de 2014 foi entregue a Upinha Dia do Córrego do Euclides/Alto José Bonifácio​ e em dezembro de 2014 a Upinha Dia Novo Jiquiá.​ Agora foi a vez da Upinha Dia UR-04/UR5 e a Upinha Dom Hélder também já está sendo concluída e deverá ser entregue em breve. Estão em construção as Upinhas Dia Rio da Prata e Chié II.