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Educação | 01.07.16 - 10h32

Alunos da rede municipal do Recife apresentam trabalhos na SBPC pela 1ª vez

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Oito estudantes viajam neste sábado para Porto Seguro, na Bahia, onde acontece a 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (Foto: Antônio Tenório/PCR)
 
Oito alunos da rede municipal de ensino do Recife viajam, neste sábado (2), para a Bahia, onde apresentarão trabalhos na 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). É a primeira vez que estudantes da rede apresentam projetos no evento de divulgação científica, que apenas tinha contado com a participação de professores da Secretaria de Educação do Recife. Os alunos das Escolas Municipais Pedro Augusto, Antônio Heráclio do Rêgo e Poeta Jônatas Braga foram selecionados para participar da SBPC em dezembro, quando foram eleitos os três melhores trabalhos expostos na 1ª Feira de Conhecimentos da rede municipal.

Com o tema “Sustentabilidade, Tecnologias e Integração Social”, a SBPC acontece entre os dias 3 e 9 de julho, na cidade de Porto Seguro, no campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Os estudantes das escolas municipais apresentarão os pôsteres na próxima segunda-feira (4), dentro da Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC), que congrega alunos vencedores das mostras e jornadas de todas as instituições de ensino brasileiras.

"Nossos professores já participaram da SBPC, mas esta é a primeira vez que estudantes do Ensino Fundamental da rede municipal vão representar o Recife num evento científico tão importante. Essa iniciação científica impacta não somente no aprendizado desses oito alunos, mas em toda a escola. Eles já começaram a despertar o interesse por Ciências e, quem sabe, no futuro podem seguir carreira nessa área", afirma o secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira.

Dos 49 projetos selecionados para participar da Feira de Conhecimentos da Secretaria de Educação do Recife, cuja primeira etapa aconteceu nas 36 escolas de Anos Finais (6º ao 9º ano), o que ganhou o primeiro lugar foi o da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Pedro Augusto: "Estudando a fauna e a flora do Sertão a partir do Romance D'A Pedra do Reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta", feito por Maria Júlia Ferreira, Wanderson Roberto Oliveira e Talita Vitória Leão, agora alunos do 8º ano. Os outros trabalhos que serão apresentados na SBPC são "3U NCUNC4 3Q53UÇO: A importância da informação e humanização no combate ao Alzheimer", da EMTI Antônio Heráclio do Rêgo, e "Enxergando além dos olhos: construindo microscópio na Escola Poeta Jônatas Braga".

Os projetos da Jônatas Braga e da Dom Bosco também já haviam sido apresentados na 21ª Ciência Jovem, que é uma das maiores feiras de incentivo à pesquisa do País. No evento, que é promovida pelo Espaço Ciência, o  projeto da Poeta Jônatas Braga ganhou o 4º lugar no Prêmio Destaque Pernambuco – Categoria Divulgação Científica (voltada aos Anos Finais do Ensino Fundamental. Mesmo já tendo apresentado o trabalho outras vezes, Cauã Souza, 15 anos, Kaylane Damião, 13, e Patrick de Santana, 13, do 8° e 9° ano da Jônatas Braga, estão na maior ansiedade para falar na SBPC.

"É a primeira vez que vou sair de Pernambuco. Estou animado e ansioso com a viagem. Temos estudado muito, nos preparamos bastante. Acrescentamos mais coisas no trabalho e passamos a semana nos preparando para falar na SBPC. Eu sempre gostei de estudar e agora estou gostando mais ainda. Ciências é minha matéria preferida. Futuramente quero fazer vestibular para Ciências Biológicas", contou Cauã.

A professora de Ciências Karla Euzébio, que atualmente é coordenadora da Escola Poeta Jônatas Braga, nota que a participação dos estudantes em eventos de divulgação científica tem os deixado mais interessados, questionadores e proativos. "Vai ser um desafio muito grande para eles apresentar o trabalho num evento tão grande, nacional, junto com universitários, professores e pesquisadores. Eles vão ampliar a visão de mundo e ver como funciona a divulgação científica.  Os outros alunos da escola vão aprender a partir do exemplo desse grupo", avalia a docente.

Além dos quatro integrantes da Escola Poeta Jônatas Braga, ainda fazem parte da delegação que vai de ônibus para Porto Seguro os estudantes Geovana de Santana, Mayara Cristina Silva e Lucas Mateus Alves, do 9º ano da Escola Municipal em Tempo Integral (EMTI) Antônio Heráclio do Rêgo, sob orientação da professora Lindjane Félix; Wanderson Roberto de Oliveira e Maria Júlia Ferreira, da EMTI Pedro Augusto, junto com a docente Eliane Alves Pereira; além de dois técnicos pedagógicos da Secretaria de Educação do Recife. O ônibus sairá às 8h deste sábado, da Praça do Derby.

FEBRACE
 - Outros alunos que se destacaram na Feira de Conhecimentos da Secretaria de Educação do Recife participaram este ano da 14ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) da Universidade de São Paulo (USP), considerada a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia. Sob a orientação da professora de geografia Ana Paula Freire, os alunos João Marcos Rangel, 14, Arthur André Silva, 13, e Ryan Henrique Martins, 15, do 8º e 9º ano da Escola Municipal Octávio de Meira Lins, ficaram em 4º lugar no Prêmio de Ciências Sociais e Aplicadas com o projeto sobre "O acúmulo de lixo no Alto Nossa Senhora de Fátima e a incidência de casos de dengue na comunidade". O projeto foi escolhido para representar a rede municipal de ensino no evento da USP após ter recebido menção honrosa na Feira de Conhecimentos.

LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS - Além de estimular a produção científica dos estudantes, a Secretaria de Educação do Recife também implantou laboratórios de Ciências em cinco Escolas Municipais em Tempo Integral (EMTI) da rede municipal de ensino. A inauguração dos laboratórios e a implantação de salas temáticas de Ciências em outras escolas de Anos Finais fazem parte do Projeto Sabiah!, que é fruto de uma parceria da Prefeitura do Recife com a Abramundo - empresa brasileira especializada em metodologias e materiais educacionais para o aprendizado de Ciências no Ensino Fundamental. A Abramundo apoia escolas públicas e privadas de 12 estados brasileiros a desenvolverem programas de educação em Ciências.

O projeto envolve a instalação do laboratório, a aquisição dos materiais e a formação continuada dos professores (100 horas de formação continuada ao longo de um ano). O objetivo é trabalhar com o ensino de Ciências por meio de práticas experimentais de investigação.