Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 01.07.16 - 20h32

Prefeitura do Recife empossa líderes de turma eleitos pelos alunos nas escolas municipais

img_alt

Papel das lideranças será mobilizar as turmas, atuar como interlocutores entre alunos e professores e fomentar relações sadias com os colegas (Foto: Antônio Tenório/PCR)

 

"Vamos conscientizar os colegas sobre a necessidade de preservar o patrimônio da escola, estimulando a compreensão, a amizade, o respeito e a colaboração entre alunos, educadores, funcionários e direção". A declaração é do estudante Miguel de Souza Marques, da Escola Municipal em Tempo Integral (EMTI) Antônio Heráclio. Ele é um dos 122 líderes de turma que tomaram posse nesta sexta (1º), após serem eleitos diretamente pelos colegas em seis unidades de ensino da rede municipal do Recife. A cerimônia aconteceu no Auditório Capiba, no 15º andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife.

Miguel foi o líder escolhido para prestar juramento em nome de todos os eleitos. "Prometo ser fiel aos meus deveres, atuando para promover a cidadania ativa e contribuindo para a qualidade de vida de toda a comunidade escolar. Meu objetivo é contribuir para uma escola mais democrática, inclusiva e humanizada", afirmou. As eleições aconteceram ao longo do primeiro semestre, nas EMTIs Pedro Augusto, Divino Espírito Santo, Antônio Heráclio, Dom Bosco, Reitor João Alfredo e Nadir Colaço, com o objetivo de promover o protagonismo estudantil.

Os líderes deverão mobilizar as turmas para participar das atividades acadêmicas, atuar como interlocutores entre alunos e professores e fomentar relações sadias com os colegas. "Vamos estimular a discussão na escola sobre protagonismo juvenil, ética e cidadania, para ajudar os colegas a fazerem as escolhas certas para seus futuros", completa Mikaelle Beatriz da Silva Santana, uma das líderes eleitas na EMTI Nadir Colaço. Na ocasião, foram homenageados os estudantes integrantes das comissões eleitorais, que trabalharam na votação, realizada com urnas eletrônicas.

ESFORÇOS - "Para que a escola do futuro se torne realidade, muitos esforços precisam ser somados. Quem melhor pode dizer o que essa escola dos nossos sonhos deve ter, como ela deve ser e para onde ela deve levar são os líderes. Exercendo seu papel de liderança, eles vão dialogar com os colegas e com os professores, propondo soluções conjuntas para a melhoria do espaço de aprendizagem", destaca o secretário-executivo de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação do Recife, Rogério Morais.

Na posse, foi distribuída uma cartilha, elaborada pela Secretaria como forma de orientar a atuação dos líderes de turma. "Estimulando o sentimento de respeito nas escolas, problemas como o bullying e a depredação vão desaparecer. Com o início do segundo semestre, vamos promover ações sistemáticas com os líderes sobre temas como cidadania e drogas", afirma o coordenador do Núcleo de Enfrentamento à Violência Escolar (Neve) da Secretaria de Educação, George Pereira.