Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 01.07.16 - 19h42

Prefeitura entrega Hospital Helena Moura completamente requalificado

img_alt

Unidade pediátrica foi renovada após quase 30 anos da última grande intervenção realizada no local. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Depois de quase 30 anos, a Prefeitura do Recife requalificou completamente o Hospital de Pediatria Helena Moura, localizado no bairro da Tamarineira. Na tarde desta sexta-feira (1), o prefeito Geraldo Julio entregou a unidade pediátrica renovada, após passar por adequações na estrutura física e ganhar uma sala vermelha equipada com monitor cardíaco, sala para nebulização e uma nova central de esterilização, que segue as normas técnicas atualizadas.

"Fazia 30 anos que essa unidade esperava por uma requalificação como essa. A gente investiu aqui R$ 1,6 milhão".

"É uma requalificação completa aqui do Helena Moura. Fazia 30 anos que essa unidade esperava por uma requalificação como essa. A gente investiu aqui R$ 1,6 milhão. Um hospital que é muito importante, um hospital pediátrico da Prefeitura que atende a cerca de cinco mil atendimentos todos os meses e que realmente precisava de uma grande reforma", declarou o prefeito Geraldo Julio.

O gestor municipal destacou que a Prefeitura do Recife tem feito investimentos grandes e novos como o Hospital da Mulher, a UPA Especialidades no Arruda, as 10 Upinhas que foram entregues,  mas também está cuidando da rede pré-existente. "O Helena Moura é um hospital de referência, precisava dessa atenção e desse investimento e a gente está muito feliz de ter concluído. E além disso o atendimento aqui é muito humanizado. A equipe já era muito esforçada, muito dedicada e agora com todas essas condições de trabalho aqui vão poder oferecer uma saúde de qualidade às crianças do Recife", completou.

Com a conclusão das obras, os pacientes ganharam um espaço totalmente renovado. Ao todo, o Hospital Helena Moura dispõe de 50 leitos para internação distribuídos em oito enfermarias e três leitos para observação no Serviço de Pronto Atendimento (SPA). Referência municipal para tratamento de crianças na faixa etária de zero a menores de 13 anos, a unidade oferece atendimento de casos clínicos de urgência/emergência, internação 24h/dia e consultas ambulatoriais especializadas em pneumologia, fisioterapia respiratória. A unidade atua ainda na formação de profissionais dos cursos de medicina, enfermagem, serviço social, fisioterapia, nutrição e outros da área de saúde.

Para Érica Patrícia, que estava no Hospital Pediátrico Helena Moura com a filha Emily Beatriz, de nove meses, a requalificação está aprovada. "Eu achei ótimo. Está muito diferente. Está um espaço mais limpo, mais digno. Antes estava muito desorganizado. Agora está excelente para a minha filha. Ela está sendo muito bem atendida", afirmou.

Com a neta Sofia de oito meses nos braços, José Reginaldo Ferreira também comemorou a iniciativa da Prefeitura do Recife. "Eu não acreditava que ia chegar aqui e encontrar essa diferença. Faz mais ou menos dois meses que eu estive aqui e agora está a coisa mais linda. Estou feliz e admirado".

O secretário de Saúde do município, Jaílson Correia, explicou os benefícios para a unidade após a requalificação. "O ganho principal é a qualidade. Quase três décadas sem ver uma grande reforma, temos uma qualificação inteira do espaço adequando às mais modernas condições de segurança para o paciente, mas também de conforto para o usuário. A sala vermelha, por exemplo, que dá segurança para atender a uma criança mais grave aqui. Se for o caso transferir para um hospital de alta complexidade, mas também fazer um atendimento com qualidade aqui no hospital", pontuou. A unidade possui laboratório 24h e ambulância própria. A reforma possibilitará também melhora no fluxo interno dos ambientes.

A diretora da unidade, Lúcia Helena Amorim, que atua no local desde a inauguração, em 1979, presenteou o prefeito com o livro que escreveu sobre a história do Hospital Helena Moura. "De uma forma bem pessoal e informal, o livro conta a história do hospital, como foi evoluindo ao longo do tempo e hoje com a requalificação os ganhos que nós tivemos com essa reforma tão esperada. A gente está bastante contente, muito orgulhosa do trabalho e da conquista. Uma nova era começa agora". 

Histórico de obras - O Hospital de Pediatria Helena Moura foi inaugurado em 1979 em instalações reformadas e adaptadas de um antigo pavilhão do Hospital Ulysses Pernambucano, numa área construída de aproximadamente 1.800 metros quadrados. Desde então só passou por uma grande reforma em 1988. Em 2014, o prefeito Geraldo Julio assinou ordem de serviço para requalificar o Hospital Pediátrico. Durante o período em que esteve em obra, os espaços foram reajustados de forma que não houvesse interrupção no atendimento, considerando a importância do serviço para o Recife e Região Metropolitana.