NOTÍCIAS

| 01.08.14 - 11h08

PCR abre inscrições para mais de 4 mil vagas em cursos profissionalizantes

Interessados deverão acessar o site qualificarecife.com.br entre os dias 4 e 9 de agosto

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional, abre, na próxima segunda-feira (4), as inscrições online para 59 cursos profissionalizantes gratuitos. Ao todo, serão disponibilizadas 4.800 vagas nas áreas de Higiene e Beleza, Vestuário, Artesanato, Construção Civil, Industrial, Escritório, Arte, Idiomas, Alimentação, Saúde, Turismo e Educação. Os interessados devem fazer a inscrição, exclusivamente, através do site qualificarecife.com.br, entre os dias 4 e 9 de agosto. Um regulamento com as diretrizes do processo seletivo foi publicado no Diário Oficial do Município e também pode ser consultado pela internet.

A novidade deste semestre é o curso de planejamento de eventos culturais, oferecido em parceria com a Secretaria de Turismo e Lazer, que terá 50 vagas. Nas aulas, os alunos irão aprender o passo a passo da organização de pequenos, médios e grandes eventos, da pré a pós-produção. O projeto Recife Antigo de Coração, que acontece uma vez por mês no Bairro do Recife será utilizado como case.

Para o secretário de Juventude e Qualificação Profissional, Jayme Asfora, a expectativa é de um grande número de inscrições, devido a crescente demanda por qualificação na cidade. “O Recife tem uma economia muito voltada para o serviço e nossos cursos atendem a isso. Mas, ao mesmo tempo, temos opções para as pessoas que desejam empreender e ter seu próprio negócio, como acontece muitas vezes com alunos de cursos como o de cabeleireiro ou corte e costura, por exemplo”, explicou o secretário.

No momento da inscrição é importante que os candidatos consultem os requisitos de idade e escolaridade de cada curso. As informações estarão no regulamento disponível no site. Como as vagas são limitadas, o preenchimento delas será por ordem de acesso. A lista dos inscritos será divulgada no dia 12 de agosto. No período de 13 a 18 de agosto, os alunos deverão efetivar suas matrículas nas escolas profissionalizantes nas quais se inscreveram, portando originais e cópias da carteira de identidade, CPF e comprovantes de inscrição, residência e escolaridade.

No caso de preenchimento das vagas, será criada uma lista de espera com as inscrições que excederem o limite de cada curso. Os candidatos que ficarem nessa situação serão chamados no lugar daqueles que não efetivarem suas matrículas. A efetivação dos alunos remanejados será realizada no período de 20 a 22 de agosto nas respectivas escolas.

As aulas começam no dia 25 de agosto nas 17 escolas da rede profissionalizante. Os cursos têm duração de três a seis meses e serão ministrados na modalidade presencial, nos horários da manhã, tarde ou noite.