Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital

NOTÍCIAS

Administração | 01.08.16 - 19h51

Palestra de Valor recebe o ex-atleta olímpico de vôlei Pampa

img_alt

Mais de 150 servidores participaram da ação. O jogador falou de sua história no esporte em paralelo a temas do dia a dia de um profissional do poder público (Foto: Lu Streithorst/PCR)

 

Em 31 países espalhados em praticamente todos os continentes da terra, o ex-jogador recifense da seleção brasileira de vôlei, André Ferreira, mais conhecido como Pampa, fez história. A partir de sua experiência, os servidores da Prefeitura do Recife puderam se confrontar com questões do dia a dia de trabalho tendo como exemplo o esporte. O evento aconteceu na última sexta-feira (29), no auditório da PCR e faz parte da iniciativa Palestra de Valor, do programa de valorização do funcionário público municipal, Servidor de Valor, da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas (SADGP).

Mais de 150 servidores participaram da ação que teve como reflexão desenvolvimento das relações de trabalho tendo como exemplo o esporte. Pampa falou de comprometimento, dedicação, compartilhou vídeos e histórias de sua vida com o público. Falou também da influência e importância da família em sua carreira.

O recorde de velocidade com 197 km/hora na cortada, movimento de ataque característico do vôlei, ainda é do ex-jogador. Esse feito é conhecido em todo o mundo e Pampa se orgulha disso contando sua história de superação. "Quando comecei a jogar não entendia de quase nada das regras e não tinha coordenação motora, mas tinha força. Com o tempo e muitas horas de treino fui me aperfeiçoando e cheguei nesse patamar".

O jogador ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992. Também participou da Olimpíada de Seul 1988, onde a seleção ficou em 4ºlugar, conquistou a medalha de prata nos Jogos Pan-americanos de Havana 1991 e a medalha de ouro na Liga Mundial de Vôlei em São Paulo 1993.

Para o secretário executivo de Gestão de Pessoas da SADGP, Joaquim Pinto, falar de uma temática tão atual no período de início das Olimpíadas do Rio de Janeiro, foi uma decisão muito acertada. "Trazer um atleta que participou de uma mudança no vôlei, um esporte que está em outro patamar hoje, envolveu todas as secretarias. Ele falou em sempre superar os limites, do entusiasmo com a vida no sentido de estimular e motivar os servidores que enfrentam tantos desafios todos os dias", afirmou. 

A servidora da Fundação de Cultura, Virginia Xavier, foi uma das pessoas que levaram da palestra lições e uma motivação especial. "Um exemplo que a gente vê assim, falando de sua experiência pessoal, é sempre muito bom. Muitos vídeos que passaram aqui eu conhecia, mas nada se compara a saber da história de vida de uma pessoa. Conhecia o Pampa porque joguei vôlei por muito tempo. Por isso, quando vi a divulgação não pude deixar vir".